JDV Educação Massaranduba: Projeto Horta Escolar
O Projeto Horta Escolar iniciou junto às Escolas e Centros de Educação Infantil – CEIs, no mês de abril
11/08/2021
O Projeto Horta Escolar iniciou junto às Escolas e Centros de Educação Infantil – CEIs, no mês de abril. A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, pensando em como melhorar a vida das pessoas e, principalmente, das crianças, propôs a união de esforços em um projeto que leva a ciência e o conhecimento agrícola para dentro das escolas, tendo como meta contribuir com a qualidade alimentar e nutricional dos escolares, por meio de alimentos saudáveis e seguros, além de integrar outros conteúdos curriculares no desenvolvimento deste projeto.
Leia mais:
- JDV Educação Massaranduba: Festival Municipal da Poesia de Massaranduba tem seleção interna de estudantes
- JDV Educação Massaranduba: Educação financeira para crianças, aprendizado para a vida
- Confira mais notícias em jdv.com.br
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Agricultura e Secretaria de Obras da Prefeitura, com o apoio da Cooperativa Juriti, de Massaranduba.
Para a concretização da abordagem pretendida, cada Escola e CEI recebeu um kit de ferramentas, substrato para incorporação de matéria orgânica, mudas de verduras e medicinais conforme demanda de cada unidade de ensino. Desta forma, os professores terão instrumentos para trabalhar numa abordagem interdisciplinar, atividades relacionadas à dinâmica ambiental, alimentação saudável, cuidado e respeito à natureza e outros conteúdos curriculares que podem envolver diversas disciplinas.
A metodologia desenvolvida contará com uma série de materiais e vídeos voltados à formação de gestores, coordenadores, professores, nutricionistas, merendeiras, serventes, zeladores e escolares, além de registros de todo relatório de acompanhamento do trabalho. Assim, será possível estabelecer um elo entre questões técnicas e pedagógicas. Este movimento de formação estimula e orienta a interação entre os diversos atores da comunidade escolar, para a implantação participativa da horta na escola.
Desta forma, a horta passa a ser ponto de partida para processos de educação alimentar e nutricional, bem como para a adoção de novos hábitos alimentares, saudáveis e sustentáveis, com a inserção dos produtos da horta no cardápio escolar.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Notícias relacionadas
Dia da Consciência Negra é marcada com exposição
Falar sobre o Dia da Consciência Negra na escola é importante para abordar temas como o preconceito e a diversidade étnico-racial em diferentes esferas da sociedade e ensinar sobre a importância da cultura africana na construção social e cultural brasileira. As pessoas comemoram o Dia da Consciência Negra em…