JDV Educação Massaranduba: Comunidade pode contribuir para a cápsula do tempo que será aberta em 2061
O município comemora no dia 11 de novembro 60 anos
04/11/2021
O município comemora no dia 11 de novembro 60 anos. A organização das festividades, que são bastante restritas devido à pandemia da Covid-19 preparou a cápsula do tempo em que os massarandubenses poderão participar dela, escrevendo mensagens que serão colocadas dentro de um recipiente inoxidável, hermeticamente fechado, que será enterrado defronte à Prefeitura e aberta quando da comemoração do centenário.
A comunidade pode participar, enviando uma mensagem para o futuro até o dia 8 de novembro. A finalidade é estimular a reflexão da importância dos registros que caracterizem os símbolos e tradições do município para que as futuras gerações compreendam o modo atual de viver e também busquem a preservação da história.
Nela serão armazenadas mensagens, cartas, documentos, imagens, enfim, registros em papel de no máximo uma folha A4 que busquem caracterizar o atual modo de vida. Toda a população de Massaranduba pode participar. Essa ação também será desenvolvida em parceria com as escolas e demais entidades do município.
O enterro da cápsula do será no dia 11 de novembro de 2021, a partir das 17 horas, na solenidade em comemoração aos 60 anos de Massaranduba, em frente à Prefeitura Municipal. A abertura será em 2061 nas comemorações do centenário da criação do município.
O prazo para entrega do material é até o dia 8 de novembro, no Museu Municipal, do lado da Prefeitura, no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas.
Lançamento Projeto “Resgate da Árvore Maçaranduba”
Acontecerá no dia 11 de novembro, data comemorativa dos 60 anos do município de Massaranduba, a apresentação do projeto “Resgate da Árvore Maçaranduba”.
A iniciativa partiu da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo no ano de 2017 e nesta gestão será lançado.
O projeto atende a Política Municipal de Educação Ambiental, ao Plano Municipal de Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a Política da Mata Atlântica e aos objetivos de desenvolvimento sustentável (Agenda 2030): ODS 15 – Vida Terrestre e ODS 4 – Educação de Qualidade.
Além disso, a pesquisa promoveu o transitar dos saberes, popular e científico e aproximou a conservação da biodiversidade aos diversos atores sociais, fortalecendo a cultura da sustentabilidade.
O projeto contou com o apoio da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – AMVALI, Universidade Regional de Blumenau – FURB, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Massaranduba – COMDEMA e Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina.
No dia serão distribuídas mudas de Maçaranduba popularmente conhecida.
Corrida Noturna será sábado e tem inscrições abertas
A Corrida Noturna Viva + Massaranduba é uma das atrações que faz parte da programação dos 60 anos do município, iniciada no dia 1º com a abertura da exposição de fotografias e inauguração do novo Posto de Saúde Prof. Danilo De Toffol, do Braço Direito. Para participar basta acessar o site https://inscricoes.focoradical.com.br/ e fazer a inscrição.
A corrida será no dia 6 de novembro, sábado, com a largada a partir das 19h30min no Centro Esportivo Municipal, com um percurso de 7,5 km e premiação do 1º ao 5º colocado e mais medalhas para todos os atletas participantes.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Notícias relacionadas
Dia da Consciência Negra é marcada com exposição
Falar sobre o Dia da Consciência Negra na escola é importante para abordar temas como o preconceito e a diversidade étnico-racial em diferentes esferas da sociedade e ensinar sobre a importância da cultura africana na construção social e cultural brasileira. As pessoas comemoram o Dia da Consciência Negra em…