Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.
Jaraguá do Sul 148 anos – Prevenção que salva vidas
Cada um dólar investido em prevenção de desastres evita o gasto de 10 dólares com respostas às emergências geradas por eles.
25/07/2024
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios analisou ocorrências climáticas registradas em todo o país entre 2013 e 2023 e descobriu números assustadores:
R$ 671,5 bilhões em prejuízos para o país
5.233 municípios afetados
2.667 mortes
925,8 mil desabrigados
4,1 milhões de pessoas desalojadas
Ao mesmo tempo, de acordo com cálculo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), cada um dólar investido em prevenção de desastres evita o gasto de 10 dólares com respostas às emergências geradas por eles.
Portanto, se não há como impedir as chuvas, não há outra solução se não fortalecer e preparar a cidade para enfrentá-las.
Um movimento que teve início depois da reconstrução da cidade, após 2008, e que foi intensificado após as ocorrências registradas em 2011 e 2014.
Logo após 2008, Jaraguá do Sul elaborou um plano com investimentos para a prevenção de enchentes, alagamentos, deslizamentos e outros fenômenos. Paralelamente, realizou mapeamento das áreas de risco da cidade, em especial para áreas de encostas e morros. Os estudos foram atualizados até 2015, com base nas ocorrências de 2014, e estão disponíveis para consulta popular no site da Prefeitura, na aba de downloads da Defesa Civil.
O nível dos rios e quantidade de chuvas também podem ser acompanhados online a qualquer momento, com informações atualizadas em tempo real, através do espaço da Defesa Civil, no site da Prefeitura Municipal.
Apenas de 2018 a maio de 2024, já tinham sido investidos mais de R$ 15 milhões, entre recursos próprios e outros, em 115 obras ou intervenções menores com foco em prevenir enchentes, alagamentos, transbordamentos e deslizamentos, nas áreas urbana e rural da cidade.
Um cronograma intenso e ações realizadas pela Defesa Civil, que inclui contenção de margens de rios e encostas, desassoreamento, substituição de tubos por galerias, limpeza de pontes e valas e enroncamentos.
Obras que, comparando os volumes de chuvas registrados nos anos de 2008, 2011, 2014 e 2022, converteram-se em resultados efetivos, com redução das inundações. Dentre todas as obras, destaque para o exemplar Parque Linear Via Verde, já apelidado pela mídia nacional como “o parque que alaga de propósito”.
CONFIRA TODAS AS MATÉRIAS DO ESPECIAL:
Leia Também>>> Especial Jaraguá do Sul 148 anos A força que vem da prevenção
Leia Também>>>Nascemos e crescemos a partir dos rios Itapocu e Jaraguá
Leia Também>>>Uma geografia que requer atenção constante
Leia Também>>> Prevenção foi uma das marcas da administração
Leia também >>> Principais enchentes de que se tem notícias
Leia também >>>> Jaraguá do Sul 148 anos – Prevenção que salva vidas
Leita Também Parque Linear Via Verde é uma iniciativa de prevenção
Leia >>>>>>>>> Outras obras de prevenção se destacam
Leia>>>> Mutirões de limpeza
Leia Também>>> Recuperação da Mata Ciliar – Respeito aos rios e suas
Confira>>>> Vem mais investimentos por aí
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline