Jaraguá do Sul

Jaraguá tem ampla rede de assistência à saúde mental

Amanda Mello também salientou que é importante trabalhar na prevenção e não somente em casos graves de psiquiatria.

19/05/2023

Os Centros de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde realizaram durante a semana uma série de ações voltadas ao tema da saúde mental, abrangendo diferentes segmentos de políticas públicas. Na terça-feira (16), a gerente de Saúde Mental, Sofia Wolker Manta e a diretora da Assistência Primária à Saúde, Amanda Mello de Lemos, estiveram na Câmara de Vereadores falando sobre as políticas públicas voltadas à saúde mental e os atendimentos na assistência primária e especializada da rede em Jaraguá do Sul.

No Município, os atendimentos na área da saúde mental são feitos da seguinte forma: Na Atenção Primária, a porta de entrada são as 28 Unidades de Saúde, que contam com quatro distritos e um psicólogo por distrito, para casos leves e moderados.

Para casos de urgência e emergência, é o pronto socorro geral do Hospital São José. Os Centros de Atenção Psicossocial – Caps infantojuvenil, Caps II e Caps álcool e outras drogas, atendem situações relacionadas à saúde mental com equipe multiprofissional formada por médicos psiquiatras, clínico geral, pediatra, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educador social, assistentes sociais, enfermeiros, entre outros.

No ambulatório, um médico psiquiatra para atendimento de casos moderados de receitas controladas.

Dirigentes da área da Secretaria de Saúde mostram os serviços na Câmara

 

Como parte das atividades da Semana Nacional de Luta Antimanicomial, cuja data foi ontem (18), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde participou da sessão de terça-feira (16) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. A gerente de Saúde Mental, Sofia Wolker Manta, e a diretora de Assistência e Atenção Primária, Amanda de Lemos Mello, apresentaram, entre outros, os serviços oferecidos em relação à saúde mental.

Elas informaram que o município tem quatro psicólogos que atuam na Atenção Primária à Saúde, sendo um em cada distrito de saúde. Na atenção especializada, os casos graves de saúde mental são atendidos com uma equipe multiprofissional com médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, terapeutas ocupacionais, educador social e assistentes sociais para atender à população. 

Há, também, três centros de atenção psicossocial (CAPS): um infantojuvenil, outro para problemas com álcool e outras drogas e um que atende os transtornos mentais. As gestoras advertem que a rede de atendimento não atua somente com os casos mais graves, mas também, e principalmente, atua realizando atividades de prevenção como campanhas, eventos, ações intersetoriais, visitas domiciliares, oficinas terapêuticas, entre tantas outras.

Expectativa do município é abertura de 30 leitos psiquiátricos

 

A gerente Sofia Manta explicou que qualquer ponto da Rede Municipal de Saúde, em qualquer unidade de saúde da cidade, é porta de entrada para pessoas em crise psiquiátrica. Ela lembra que em Santa Catarina há 1.359 leitos psiquiátricos, 889 deles custeados pelo SUS. Segundo a gerente, Jaraguá do Sul caminha para conseguir a abertura de 30 leitos no município. Sofia e Amanda apontam que o setor tem desafios a enfrentar, como a ampliação de equipes multiprofissionais, de serviços, a escassez de médicos psiquiatras, o fortalecimento e a capacitação da rede de saúde mental.

Sofia observou que as atividades desta semana vão ajudar a divulgar os serviços oferecidos à população e as informações sobre eles, para que a comunidade esteja a par de como pode ser atendida. “Trazendo a importância e essa reflexão sobre esse momento e também dos nossos desafios para a gente avançar de forma colaborativa”, ressaltou.

Amanda Mello também salientou que é importante trabalhar na prevenção e não somente em casos graves de psiquiatria. Por isso, para ela, é fundamental que sejam divulgados todos os serviços e toda a rede de atenção em saúde mental. “Para que todos os munícipes consigam entender o que nós realizamos enquanto rede de atenção psicossocial municipal”.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x