Jaraguá do Sul

Uma geografia que requer atenção constante

Jaraguá do Sul está localizada em uma geografia peculiar, que requer atenção constante

25/07/2024

Jaraguá do Sul – É um vale, rodeado pelas belíssimas montanhas que compõem a tradicional Serra do Mar, com áreas de Mata Atlântica nativa intocada, em meio à Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, a mais importante do Norte Catarinense.

 

A Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu possui área total de 3.160 km², com perímetro de 355 km e precipitação anual média de 1.900 milímetros. Ela é composta por nove sub-bacias, formadas pelos principais afluentes do rio Itapocu. São elas as bacias do rio Novo, rio Humboldt, rio Itapocuzinho, rio Piraí, rio Jaraguá, rio Putanga, rio Itaperiú, Interbacia rio Itapocu e Canal do Linguado.

 

Engloba 13 municípios, dos quais totalmente Corupá, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroder e Balneário Barra do Sul; parcialmente inseridos na bacia estão Campo Alegre, São Bento do Sul, Joinville, Blumenau, Massaranduba, São João do Itaperiú, Araquari e Barra Velha.

 

O rio Itapocu é o maior e principal rio da Bacia, logo por isso, dá nome a ela. Sua nascente mais distante é o rio Vermelho, na Serra do Mar, em São Bento do Sul. Nasce e corre pequenininho até a confluência dos rios Novo e Humboldt, em Corupá. De lá, percorre os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim e São João do Itaperiú, um trajeto de aproximadamente 100 km, até desaguar no Oceano Atlântico, na Lagoa, onde forma a divisa entre os municípios de Barra Velha e Araquari. No seu curso, vai recebendo as águas das demais sub-bacias. Avoluma-se, cresce em dimensão.

 

As sub-bacias do rio Jaraguá e do rio Itapocuzinho também influenciam diretamente a vida em Jaraguá do Sul. A sub-bacia do rio Jaraguá está toda dentro do município. Possui aproximadamente 23 km de extensão. Nasce na região do Garibaldi e segue em direção ao centro, onde se une ao rio Itapocu. Já o rio Itapocuzinho forma a sub-bacia do Itapocuzinho. Nasce da junção dos rios Duas Mamas, Bracinho, do Júlio e Manso, em Schroeder. Antigamente, era chamado de Itapocu-Mirim.

 

Todas essas características tornam esta uma cidade vulnerável às intempéries climáticas. Levantamento realizado em 2023 pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina revelou que três mil áreas mais suscetíveis a movimentações gravitacionais de massa e a inundações identificadas em 100 cidades brasileiras estão em Santa Catarina, incluindo a capital da malha.

 

Uma geografia que requer atenção constante, com foco redobrado para a prevenção.

 

 

CONFIRA TODAS AS MATÉRIAS DO ESPECIAL: 

 

Leia Também>>> Especial Jaraguá do Sul 148 anos A força que vem da prevenção

 

Leia Também>>>Nascemos e crescemos a partir dos rios Itapocu e Jaraguá 

 

Leia Também>>>Uma geografia que requer atenção constante

 

Leia Também>>> Prevenção foi uma das marcas da administração

 

Leia também >>> Principais enchentes de que se tem notícias

 

Leia também >>>> Jaraguá do Sul 148 anos – Prevenção que salva vidas

 

Leita Também Parque Linear Via Verde é uma iniciativa de prevenção

 

Leia >>>>>>>>> Outras obras de prevenção se destacam

 

Leia>>>> Mutirões de limpeza 

 

Leia Também>>> Recuperação da Mata Ciliar – Respeito aos rios e suas

 

Confira>>>> Vem mais investimentos por aí 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x