A Prefeitura de Jaraguá do Sul/Diretoria de Defesa Civil e Secretaria de Obras e Serviços Públicos, investiu nos últimos cinco anos mais de R$ 6 milhões em obras de prevenção, contenção, desassoreamento, drenagem, ampliação de vazão e substituição de pontes. O resultado disso é uma maior segurança em situações extremas que possam gerar enchentes, enxurradas ou deslizamentos. Um exemplo foi o temporal do dia 21 de fevereiro, quando foram registradas ocorrências pontuais, apesar do intenso volume de chuva em um curto espaço de tempo (89,2 mm em apenas 40 minutos).
A situação que exigiu um esforço maior das equipes de Defesa Civil e Obras ocorreu na ponte sobre o Ribeirão Boa Vista, na Rua Rinaldo Bogo, Ilha da Figueira. Devido à precipitação pluviométrica, ocorreu uma elevação substancial do volume de água no córrego e, consequentemente, o colapso da ponte de concreto armado. A Prefeitura trabalha para resolver a situação no local o quanto antes. A passagem foi interditada e o trânsito desviado até que nova estrutura seja reconstruída. Serão colocadas galerias.
O diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, ressalta que com o sistema de drenagem da cidade em dia, a água baixou rapidamente, evitando mais danos. Ele destaca que desde 2021 foram realizadas cerca de 65 obras de prevenção, resposta e recuperação, dentre elas, contenção de margem em rios e ribeirões com enrocamento de pedra, ampliação de vazão e drenagem de rios e ribeirões, desassoreamento, substituição de tubulação por galerias que aumentam a vazão do fluxo da água, contenção de encostas e retaludamento dos rios e ribeirões que cortam o município, além de limpeza dos rios, cabeceiras e pilares das pontes.
Prevenção e mitigação são ações permanentes da Defesa Civil
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Hideraldo Colle, “dessas ações, a principal meta para 2022 é dar sequência aos trabalhos já realizados, focando na prevenção e na mitigação, com intuito de reduzir riscos. Para isso, é feito um monitoramento constante do município, por meio de um serviço de diagnóstico para identificar pontos críticos. Contamos com a parceria da Secretaria de Obras na realização de algumas destas ações. ”, registra.
A Defesa Civil já realizou neste ano oito limpezas de rios e ribeirões, uma contenção de margem em execução, além das vistorias de patologias em edificações, muros e situações que envolvem risco iminente à vida. Nos últimos cinco anos, a Prefeitura de Jaraguá do Sul investiu quase R$ 6 milhões em 60 obras de prevenção às enchentes, como enrocamentos, drenagem, contenção de encostas, instalação de galerias e outras ações.
Foto: Divulgação PMJS/Arquivo.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Declan Rice faz dois golaços de falta e Arsenal bate o Real Madrid em Londres
Três atletas e a treinadora conquistaram o título do Brasileiro de Seleções sub-16
Polícia Militar flagra suspeitos com drogas e balança de precisão em ações distintas; ambos foram…
A data chama atenção para a necessidade de conscientização sobre a doença que afeta milhares…
As competições de Estrada e Downhill aconteceram em duas cidades de Santa Catarina
O encontro foi um dos mais prestigiados dos últimos anos na cidade
This website uses cookies.