Janeiro Branco – Combate e prevenção à hanseníase é lembrado neste mês
Doença é transmissível, mas tratável em até um ano
20/01/2023
Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou o Janeiro Roxo como o mês dedicado à conscientização da hanseníase, sendo o último domingo do mês marcado como Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, cuja data neste ano é dia 29. Com o objetivo de contribuir com a campanha de conscientização, prevenção e tratamento precoce, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, divulga o Informativo Epidemiológico sobre a Hanseníase.
Conhecida anteriormente como “lepra”, a hanseníase teve seu nome alterado no Brasil em 1976, com a finalidade combater o preconceito em relação a doença, que tanto sofrimento e rejeição causou aos pacientes. A hanseníase é uma doença de registro milenar, que tem cura, sendo o tratamento gratuito e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
No Brasil, a doença é problema de saúde pública e, apesar disso, pouco se conhece sobre ela. Nesse sentido, também é necessário o enfrentamento às questões relacionadas ao estigma, discriminação e exclusão social que sempre estiveram associados à doença, afetando os relacionamentos sociais das pessoas acometidas e de suas famílias.
Doença é transmissível, mas tratável em até um ano
A transmissão da doença dá-se pelo contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz do doente sem tratamento para indivíduo suscetível, após contato prolongado. A transmissão da doença acontece pelo ar, sobretudo em situações de contato próximo. Apesar disso, a maioria da população consegue se defender naturalmente da bactéria, no entanto, cerca de 10% não tem esses mecanismos de proteção e, por isso, pode adoecer.
A doença pode ser curada com seis a 12 meses de terapia. O tratamento precoce evita deficiência e é totalmente gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Dormir na hora errada engorda? Médico explica como a falta de rotina pode impactar até no peso
Um dos maiores nomes da medicina e performance esportiva, com mais de um milhão de seguidores nas redes, Dr. Rodrigo Schröder explica o que é o ciclo circadiano e a importância de manter o relógio biológico alinhado