Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
IR 2023: Programa Meu Imposto de Renda é liberado; veja como baixar
Prazo para entrega da declaração começa apenas no dia 15 de março
09/03/2023
A Receita Federal liberou, nesta quinta-feira, 9, o download do programa para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física 2023. O prazo para transmissão dos dados para a prestação de contas ao Fisco, porém, começa no dia 15 de março e vai até 31 de maio.
A antecipação do download tem como objetivo evitar possíveis congestinamentos no site com o início do prazo para a entrega da documentação. É possível baixar o programa para computadores neste link.
Para smartphones, apesar de o aplicativo já estar disponível para download, a Receita Federal informou ao Terra que ele ainda receberá uma atualização no dia 15 de março, para que as funcionalidades da declaração do IR ano-base 2022 sejam adicionadas.
Para quem quiser se adiantar, o app já pode ser baixado para Androids pela Google Play e para iOS pela Apple Store. A partir do dia 15 de março, lembre-se que será preciso atualizá-lo para acessar as ferramentas de declaração.
Como usar o programa do IR?
Para usar o app Meu Imposto de Renda é necessário baixar a versão compatível com seu aparelho celular ou computador – Android, iOS, Windowns, Linux ou MacOS. Para ter acesso, informe o seu CPF e data de nascimento.
Uma lista com as declarações dos últimos cinco anos e a situação de cada uma aparecerá na tela. O IRPF do ano-base 2022 aparecerá como “não iniciada”.
Como declarar o IR?
Para iniciar a declaração no programa, toque no ícone “+” no canto inferior direito do bloco “2022”. Aparecerá duas opções: “Iniciar com a declaração do ano anterior” e “Iniciar declaração”, caso não queira usar as informações do ano anterior.
Caso você tenha a declaração do ano anterior guardada, é possível enviar o arquivo do IR para o programa pela primeira opção.
- Preenchendo a declaração
No menu principal do aplicativo, selecione o item “Identificação”. Nele, preencha com os seus dados pessoais e contato: título de eleitor, NIT/PIS ou Pasep, CEP, e-mail e telefone.
Para incluir dependentes, e preciso ir no menu e selecionar “Familiares”. Insira o CPF, nome completo, data de nascimento e NIT, PIS ou PASEP de cada pessoa que for acrescentada à Dirf.
- Rendimentos
Na opção “Rendimentos” do menu principal do aplicativo, é preciso informar o salário, poupança, aplicações financeiras e participações em lucros que tiver.
Após preencher cada um dos rendimentos, toque no botão “salvar” no canto inferior da tela. É possível editar, incluir e apagar itens.
- Pagamentos
Na opção “Pagamentos” é possível colocar suas despesas médicas, mensalidades escolares, contratação de advogados, etc. É preciso ter o nome e o CPF dos profissionais contratados e o valor pago a eles. Além disso, indique quem usou o serviço, se foi o declarante ou um dependente.
- Bens e dívidas
Na opção “Bens e Dívidas” do menu principal, informe suas contas bancárias, cadernetas de poupança, veículos e imóveis no seu nome. Para dívidas, você deve informar dados do credor, o valor da pendência e o que foi pago no ano anterior.
Assim como na aba dos rendimentos tributáveis, é possível incluir, editar e excluir itens nesta seção.
- Como entregar a declaração
Após preencher todas as seções, volte ao menu principal e clique em “Resumo”. Assim, o programa te mostrará todas as informações sobre o total de rendimentos tributáveis e alíquotas.
Ao fim da lista, você encontrará o botão “Entregar declaração”. Mas lembre-se de revisar os dados que você informou no aplicativo para evitar qualquer complicação.
Ao entregar, você terá a opção de imprimir ou salvar em PDF.
Conteúdo postado por Terra