Sendo o Brasil um país com muitas diferenças socioeconômicas, cada região ou cidade tem um preparo diferente para cuidar da qualidade de vida dos idosos. É o que mostra a terceira edição do IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade) 2023.
Criado pelo Instituto de Longevidade, a análise mede o grau de preparação dos 5.570 municípios brasileiros para qualidade de vida às pessoas com 60 anos ou mais.
Por meio de dados públicos que impactam o bem-estar geral desse público, o Instituto criou um escore para classificar as cidades. Fontes como IBGE, DataSUS e INSS foram consultadas.
São 23 indicadores avaliados, separados em três dimensões: saúde, socioambiental e economia. Santa Catarina tem cidades muito bem posicionadas em todas as categorias. Jaraguá do Sul, por exemplo, é o 11º nacional na categoria cidades grandes.
Os resultados foram divididos em três categorias: cidades grandes (com mais de 100 mil habitantes), cidades médias (com população entre 34.850 e 100.000 habitantes) e cidades pequenas (até 34.850 habitantes).
Entre as cidades grandes, o IDL 2023 classificou, pelo segundo ano consecutivo, São Caetano do Sul (SP) como a mais bem preparada para permitir que sua população viva mais e melhor. Nas cidades pequenas, o município de Peritiba, em Santa Catarina, se destacou. E entre as cidades médias, São Lourenço/MG ficou no topo da lista.
O Instituto de Longevidade apresenta a terceira edição de sua pesquisa, divulgada na semana passada. A pesquisa passou por transformações, o que tornou possível avaliar todos os municípios brasileiros no seu preparo para acolher sua população 60+.
O IDL – Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade – é um projeto do Instituto de Longevidade. Com este Índice, são reveladas as atuais condições de todas as cidades brasileiras, tendo em vista sua capacidade de atender às necessidades básicas de vida e oferecer bem-estar, destacadamente a dos adultos mais idosos.
Com 184.579 habitantes – base dos residentes em Jaraguá do Sul para a pesquisa -, a cidade figura na 11ª colocação em nível Brasil entre as com mais de cem mil habitantes, considerada grande em termos de parâmetro do levantamento.
No ranking agregado – cada variável com 23 indicadores distintos – a economia ficou em 57,3, socioambiental 59,9 e saúde 67,3. Na edição anterior do IDL, lançada em 2020, Jaraguá do Sul não figurava na relação das mais bem posicionadas entre as melhores do Brasil pra a longevidade, de acordo com dados levantados pelo JDV.
Jaraguá do Sul está no seleto grupo das melhores cidades do Brasil para a longevidade, conforme o Instituto de Longevidade, que se baseou em fontes oficiais. São Caetano do Sul (SP), entre as grandes cidades, lidera o ranking, seguido por Vitória (ES), Santos (SP), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Botucatu e Jundiaí (SP), Balneário Camboriú (SC), Londrina (PR), Marília (SP), Jaraguá do Sul (11ª posição), seguida por Belo Horizonte (12) e Itajaí (13).
Santa Catarina coloca várias cidades nesse ranking geral: Blumenau (20º lugar), Tubarão (25), Joinville (31), Criciúma (41), Brusque (42), Lages (49), Chapecó (55) e São José (74). No Estado, são apenas 13 cidades consideradas grandes pelo IDL 2023, de médio porte são 30 e de pequeno porte, 252.
No Brasil, a grandes cidades totalizam 326, mas têm 123 milhões de habitantes, sendo 674 de médio porte e 4.570 de pequeno porte, a absoluta predominância. A região sul do Brasil coloca 25 cidades no IDL 2023 em cidades acima de 100 mil residentes, sendo seis catarinenses.
Jaraguá do Sul é a quinta, atrás apenas da Capital, Curitiba, Balneário Camboriú e Londrina. As cidades de médio e pequeno porte colocam Santa Catarina entre os melhores Estados.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!
Coritiba ganha do Vila Nova e América-MG vence Botafogo-SP na Série B
Botafogo derrota o Juventude em casa e conquista primeira vitória; Ceará vence o Grêmio
A partida pelo Campeonato Catarinense aconteceu em Tubarão
Horóscopo de domingo 6 de abril de 2025
Pesquisa Quaest revela que a imagem de Lula piora com sua exposição pública. Programas do…
This website uses cookies.