Descarbonização deve envolver toda a cadeia produtiva e não somente a indústria
Indústria automotiva: objetivo global de descarbonização só pode ser alcançado com a participação de toda a cadeia produtiva
13/08/2024
O objetivo global de descarbonização só pode ser alcançado com a participação de toda a cadeia produtiva em torno da indústria automotiva. Uma transição energética que contribua para a sustentabilidade ambiental envolve esforços que passa pela mineração de materiais usados na fabricação, infraestrutura para a mobilidade elétrica, adequação de frotas e o desenvolvimento de veículos com tecnologias alternativas ao uso de combustíveis fósseis, como os modelos totalmente elétrico e híbridos que combinam o etanol e outras fontes biocombustíveis.
A afirmação é do vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis para a América do Sul, João Irineu Medeiros, na abertura do 2º Congresso Nacional Integrado de Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes (Mobicit), na quarta-feira (7), em Jaraguá do Sul. Até sexta-feira (9), o evento de caráter técnico-científico reuniu professores e representantes da indústria que debateram o impacto da eletromobilidade na sustentabilidade e economia, desafios na estruturação de cidades inteligentes, soluções para acelerar a adoção da eletrificação veicular, políticas governamentais e regulamentos ambientais, e a infraestrutura urbana para abastecimento de elétricos.
O congresso, que aconteceu no Instituto Senai de Tecnologia, ao lado do Parque da Inovação, também divulgou trabalhos acadêmicos voltados aos eixos centrais da agenda.
Alexandre José Araújo dos Santos, coordenador do Instituto Senai de Tecnologia em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis, e Valter Luiz Knihs, diretor industrial de Engenharia e-Mobility da WEG, completaram a agenda do primeiro dia do 2º Mobicit, abordando a integração entre o trabalho do IST, e a atuação da empresa jaraguaense se conectam com o ecossistema da inovação e a relação com os temas do Congresso.
Centro de treinamento de veículos elétricos e híbridos é oficializado
Dentro da programação do 2º Mobicit, a Stellantis e o Instituto Senai de Tecnologia em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis de Santa Catarina oficializaram parceria para a capacitação de profissionais em pesquisa e desenvolvimento de projetos voltados para veículos elétricos. Faz parte do projeto a criação de um centro de excelência em treinamento para profissionais de manutenção e segurança de carros elétricos e híbridos, junto ao IST Eggon João da Silva, em Jaraguá do Sul.
O vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis para a América do Sul, João Irineu Medeiros, que assinou o termo de cooperação, diz que a parceria com o Senai reforça o objetivo da empresa de ser protagonista na mobilidade limpa, segura e acessível. Capacitar pessoas e desenvolver pesquisas sobre o ecossistema da mobilidade elétrica são fundamentais para avançarmos com iniciativas que contribuam para a descarbonização do setor de mobilidade”.
Quer saber das notícias sobre indústria primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline