Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
In Natura e Pedra no Rim: dobradinha da casa para animar a Schützenfest
As duas bandas anfitriãs tem uma história em comum de amizade na missão de divertir e alegrar os pavilhões do Parque de Eventos
10/11/2023
Amizade e animação. Duas palavras que definem as bandas Pedra no Rim e In Natura. A duas representantes de Jaraguá do Sul estarão nos palcos da 33ª Schützenfest a partir deste fim de semana. Para isso, os conjuntos pretendem mostrar um repertório musical vasto, com novidades e performances de palco que pretendem agitar o público durante suas apresentações nos pavilhões da Maior Festa dos Atiradores do Brasil. Coube ao vocalista Luiz Peters e ao baixista Evandro Luis Chiodini contarem um pouco da história de seus respectivos grupos: Pedra no Rim e In Natura.
Embora tenham surgido em Jaraguá do Sul, os dois conjuntos tiveram origens bem distintas. Confira:
Pedra no Rim – Oficialmente, a banda Pedra no Rim foi fundada em 2017, mas para o vocalista Luiz Peters esta história começou bem antes. “Foi em 1995, quando assisti a um show do Mamonas Assassinas no Estádio João Marcatto. Nascia ali minha vontade de investir na música”, se recorda. A influência da famosa banda de Guarulhos (SP) pode ser observada nas irreverentes performances e letras da Pedra no Rim nos palcos e nos vídeos do grupo nas redes sociais e até no figurino.
Mas teve outro grupo que também contribuiu para o início trabalho da banda de Peters: a própria In Natura. “Podemos dizer que em 2018 quando subimos no palco da Schützen o Pedra no Rim era um ‘In Natura disfarçado’ (risos). Na ocasião, a base da banda do Evandro veio tocar conosco porque até então tínhamos outro formato, com teclado sintetizador. Não dispúnhamos de músicos para tocar na Schützen. Ai, conversei com eles, dada amizade que a gente tem e daí nos emprestaram alguns músicos. Aí, veio o Marcelo, o Xóia na bateria e assim começamos”, relembrou bem-humorado Peters.
A exemplo de 2022, a Pedra do Rim também contará com um intérprete de libras no palco. “Nosso objetivo é espalhar alegria para o máximo de pessoas possível e a gente percebeu precisava incluir também a comunidade surda. O Fernando Castelari será este intérprete que voltará a nos ajudar neste trabalho de integrar o público surdo em nossos shows”, destacou o vocalista.
In Natura – Bem mais antiga, a Banda In Natura surgiu há 30 anos e se especializou em tocar em eventos como bailes de formaturas e casamentos. No entanto, com o surgimento da pandemia, a banda aproveitou a pausa nas apresentações para dar continuidade em um novo projeto artístico: investir na música alemã. “O fato nos apresentarmos em casamentos e formaturas faz com que a gente toque praticamente de tudo. Porém, alguns de nossos atuais integrantes já tocaram em bandas alemãs, em especial o pessoal dos metais”, comenta o baixista, Evandro Chiodini.
Para coroar a nova “fase germânica”, a banda jaraguaense lançou ano passado videoclipe da música “Alegria e Diversão” disponível nas redes sociais da banda e no YouTube. Com a participação de integrantes de outros conjuntos como a própria Pedra no Rim. “Nosso carro-chefe é justamente esse, levar alegria e diversão para o maior número de pessoas possíveis. Queremos levar esta ideia de festa para todos” disse Chiodini.
E umas das fórmulas da In Natura que devem ser apresentadas na palco da Schützenfest é justamente a releitura de clássicos do pop e rock com ritmo de banda alemã. “Na própria Alemanha tem alguns grupos musicais que já fazem isso e nossa ideia é seguir nessa pegada”, adiantou o baixista.
Quer saber quando Pedra no Rim sobem ao palco. Basta cliclar na Programação Oficial da 33ª Schützenfest disponível no site e boa diversão!
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline