Hospital Sírio-Libanês qualifica gestores e equipes de saúde
Hospital Sírio-Libanês qualifica gestores e equipes de saúde no Vale do Rio Itapocu. O projeto Saúde Redes foi lançado na quinta-feira (13)
18/02/2025
Hospital Sírio-Libanês qualifica gestores e equipes de saúde no Vale do Rio Itapocu
O projeto Saúde Redes foi lançado na quinta-feira (13) no auditório da Unisociesc, no Partage Shopping. O objetivo é qualificar gestores e equipes técnicas de saúde dos sete municípios da região do Vale do Rio Itapocu, visando reorganizar a rede de atenção e aprimorar a governança regional.

divulgação
Parcerias e objetivos do projeto
A iniciativa conta com a parceria do Hospital Sírio-Libanês, Hospital Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/SC) e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Prefeitos, secretários de saúde e técnicos dos municípios da região marcaram presença no evento.
Qualificação da Rede de Saúde SUS
O secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva, destacou que o projeto é fundamental para qualificar os serviços da Rede de Saúde SUS. “Foi uma oportunidade de trocar experiências, esclarecer dúvidas e aprimorar nossos conhecimentos”, afirmou o secretário.
Duração e metas do projeto Saúde Redes
O projeto terá duração de 12 meses, com reuniões mensais entre os profissionais de saúde e gestores dos municípios, juntamente com especialistas do Hospital Sírio-Libanês. O foco é otimizar os processos de trabalho na Rede de Atendimento SUS, visando melhorar os serviços para a população.
Oficinas e elaboração de projetos de melhoria
O projeto colaborativo cobrirá até 22 regiões de saúde entre 2024 e 2026. Dez dessas regiões serão acompanhadas pelo Hospital Sírio-Libanês, e 12 pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O objetivo principal é elaborar projetos de melhorias nas linhas de cuidado prioritárias para cada região.
Uma equipe especializada mediará as oficinas presenciais de imersão. Elas envolverão gestores e equipes técnicas das regiões participantes e estruturarão três eixos: gestão, educação e produção do conhecimento.
Fortalecimento da regionalização da saúde
O Saúde Redes visa apoiar tecnicamente os gestores e equipes de saúde, qualificando as ações de gestão do cuidado. O foco é fortalecer e consolidar a regionalização da saúde, promovendo o compartilhamento de informações, priorização de demandas e a continuidade assistencial, com foco em equidade, eficiência e qualidade dos serviços.
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital