Hospital Jaraguá lembrou os 25 anos da UTI Neonatal
Hospital Jaraguá lembrou em solenidade realizada na terça-feira (19) à noite, os 25 anos de inauguração da UTI Neonatal
22/11/2024
O Hospital Jaraguá lembrou em solenidade realizada na terça-feira (19) à noite, os 25 anos de inauguração da UTI Neonatal, que foi o marco da saúde infantil, com várias homenagens, depoimentos e lembranças do trabalho dedicado da equipe multidisciplinar, como também das doações que possibilitaram a implantação da unidade de terapia intensiva, que salvou milhares de vidas neste período.
Paralelamente, celebraram a campanha do Novembro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade, que neste ano tem como tema ‘Cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares’, em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado no domingo (17).
No Brasil, 1 a cada 10 nascimentos acontece antes das 37 semanas de gestação, colocando o país entre os 10 com maior número de partos prematuros no mundo. Embora muitos bebês prematuros se desenvolvam bem, o parto antes das 37 semanas pode expor o recém-nascido a diversas intercorrências devido à imaturidade de seus órgãos e sistemas.
As principais complicações incluem dificuldades respiratórias, problemas cardíacos, gastrointestinais, de imunidade, oculares, auditivas e imaturidade no sistema nervoso central.
Até 2022, o Brasil registrou 303.477 mil nascimentos prematuros, de acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc). Neste ano, até outubro, foram notificados preliminarmente 193.942 partos até a 36ª semana de gestação.
O Pastor Ivanildo iniciou o ato de terça-feira com a bênção, lembrando que os bebês são uma herança do Senhor e destacando que a data era de gratidão pelo trabalho dos profissionais que atuam na UTI Neonatal, assim como pelos doadores e pelos que se dedicam a salvar vidas.
O Hospital Jaraguá tem mais de 58 anos de história e mais de mil colaboradores atuando em todas as áreas. O presidente do Conselho de Administração, Charles Bretzke, lembrou dos avanços e conquistas da instituição nos últimos anos e nos novos projetos em realização.
Sobre a UTI Neonatal e UTI Pediátrica, disse que é inimaginável a importância que representam na salvação de vidas. “Acredito que mais de 70% das crianças não sobreviveriam sem elas. É difícil mensurar o trabalho dos profissionais envolvidos, aliados a avanços tecnológicos que fazem acontecer o milagre da vida”.
Citou que a trajetória de modernização do Hospital Jaraguá começou com investimentos maternidade e doação para implantar a UTI Neonatal, pelo espírito generoso, colaborativo e humano do casal Wandér e Laurita Weege, presentes na solenidade comemorativa.
O diretor do Hospital, Sérgio Luís Alves, acompanhou toda a cerimônia, realizada no espaço da antessala da capela.
Mais de 5,8 mil crianças já foram acolhidas nas UTIs neste quarto de século
A médica coordenadora Janaina Campelo, e a coordenadora de enfermagem, Camila Martini, destacaram os cuidados necessários que envolvem um suporte intensivo na UTI neonatal, com monitoramento contínuo, apoio respiratório quando necessário, controle de temperatura e atenção especializada para garantir um ganho de peso adequado e o desenvolvimento seguro até que os bebês prematuros estejam prontos para receber alta e ir para casa.
Janaina lembrou que o tema ‘Cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares’, acontece no Hospital Jaraguá, que tem conseguido bons resultados. Em 5 de novembro de 1999, segundo Camila, inauguraram-se 4 leitos pediátricos e 6 neonatais para atender à demanda da época. E desde 2020, são 10 leitos pediátricos e 10 neonatais.
A cerimônia contou com a presença do Ministro da Saúde, José Serra, e do governador Esperidião Amin, além de lideranças locais.
O índice médio de ocupação é de 92%. Nestes 25 anos, foram mais de 5,8 mil crianças atendidas nas UTIs. A maternidade do Jaraguá registra, em média, 340 nascimentos mensais.
Médicos e profissionais da enfermagem recebem reconhecimento pelo trabalho
O médico e secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva, representou o prefeito Jair Franzner no ato que marcou os 25 anos de implantação da UTI Neonatal do Hospital Jaraguá, onde também faz parte do corpo clínico, afirmando que conhece a qualidade, dedicação e o alto nível da equipe das UTIs, reconhecido pelos resultados nos cuidados dos pequenos pacientes.
Familares de prematuros deram depoimentos durante o ato, relatando o medo e a angústia da situação, mas também destacando o apoio e o trabalho dedicado e constante dos profissionais da UTI, que permitiram que eles levassem os filhos para casa.
Médicos precursores como Osmar César Cruz, Airton Webber, Luís Alberto Linhares e Rolf Roberto Horst, assim como outros médicos, enfermeiras e auxiliares de enfermagem que atuam na UTI, promoveram os avanços e histórias transformadoras e receberam homenagens no dia.
A organização também lembrou a voluntária Izaura Herpich, assim como os demais colaboradores que fazem parte da estrutura de atendimento.
Wandér Weege se emociona e diz que cumpriu missão como cidadão
O benemérito Wandér Weege foi o grande homenageado da noite. Wandér, ao lado da mulher Laurita e do filho Martin, recebeu a gratidão e o aplauso por financiar a implantação da UTI Neonatal há 25 anos, por meio da qual ele salvou centenas de crianças prematuras. Visivelmente emocionado, Wandér contou que também teve sérios problemas de saúde quando era bebê – nasceu em dezembro de 1945 – e que, graças ao trabalho persistente dos pais e ao esforço dos médicos, ele se salvou, mas com longo período de convalescença.
“Eu não imaginava que a minha atitude na época, há 25 anos, resultasse nisso. Visitei hoje as instalações e isso emociona porque eu também estive nesse estado, mas numa época com poucos recursos tecnológicos. Isto nos revigora, dá forças. Eu fui abençoado, fui salvo. Tinha um dever a cumprir de ajudar o próximo e assim o fiz”, citou.
O empresário elogiou o nível e a qualidade do Hospital Jaraguá e se disse sensibilizado e honrado com o que viu na visita que antecedeu a solenidade.
Quer saber as notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline