Jaraguá do Sul

Histórica igreja luterana do centro de Jaraguá está sendo restaurada

Durante o período de restauro do templo, os cultos acontecem no auditório superior da comunidade, aos domingos, às 9h e 19h

13/01/2023

Quem circula pela região central de Jaraguá do Sul percebe obras no templo luterano da Getúlio Vargas, que está recebendo o primeiro grande restauro, em 88 anos. É um projeto de elevado custo, que vem sendo executado faz alguns meses e que envolve não apenas a estrutura, mas também o único órgão de tubos de Jaraguá do Sul.

A Comunidade Luterana Apóstolo Pedro foi fundada em abril de 1907, como igreja-escola. O templo como o conhecemos foi inaugurado em abril de 1935. Toda a originalidade está sendo mantida, por se tratar de patrimônio histórico da cidade. É um trabalho delicado.

O tombamento da Igreja Apóstolo Pedro aconteceu por meio do Decreto Municipal nº 7.077/2010, de março de 2010. Ao lado, a tradicional Escola Jaraguá também foi restaurada e entregue à comunidade no ano de 2019, em cujo ato foi anunciado o desafio da restauração do templo, identificado pela arquitetura única, pela torre e seus relógios.

Durante o período de restauro do templo, os cultos acontecem no auditório superior da comunidade, aos domingos, às 9h e 19h.  Conta a história que a planta da construção possuía as medidas de 36 por 16 metros, com uma torre de 35 metros.

A construção foi decidida numa reunião de 27 de novembro de 1929, quando foram doados oito contos de réis em dinheiro, material e mão-de-obra. A pedra fundamental foi lançada no dia 8 de dezembro do mesmo ano, no lugar pré-fixado.

No domingo jubilate do ano de 1935, a Comunidade pode admirar a Igreja concluída e no culto agradecer, lembrar daqueles que se empenharam com sacrifício para sua conclusão. Um nome se destacou nessa história da construção do majestoso templo: o Pastor Ferndinand Schluenzen.

Em 26 de setembro de 1946, foi realizada a solenidade de inauguração dos seus quatro sinos, denominados: Paz, Amor, Fé e Oração. Foram sido fabricados pela firma Mueller Irmãos, de Curitiba.

Na torre encontra-se o relógio, que veio da Alemanha e foi inaugurado em 1946. A igreja possui um órgão de tubos – o único de Jaraguá do Sul – o qual foi adquirido em 1958, produzido pela fábrica de João Edmundo Bohn, de Novo Hamburgo. Tal instrumento possui cerca de 500 tubos e que também está sendo restaurado.

F.J.Brugnago

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Notícias relacionadas

x