Cultura

Juntos pela História: Jaraguá do Sul celebra 200 anos e agradece aos guardiões da memória

História: Jaraguá do Sul celebra 200 anos e agradece aos guardiões da memória – o Dia do Patrimônio Cultural

16/08/2024

Jaraguá do Sul, prepare-se para celebrar! A cidade está em festa para comemorar 200 anos da rica cultura germânica que moldou sua identidade. Uma série de eventos, que acontecem em datas mais do que especiais – o Dia do Patrimônio Cultural (17 de agosto) e o Dia do Historiador (19 de agosto) –, nos convidam a uma jornada no tempo, resgatando tradições e fortalecendo laços.

 

his

fotos Ademir Pfiffer

Uma imersão na história

A cultura germânica, presente em cada canto de Jaraguá do Sul, é um tesouro que precisa ser preservado. E nada melhor do que celebrar essa herança com uma programação que agrada a todos os gostos:

 

16ª Feijoada do Grupo Folclórico Grünes Tal: No dia 17 de agosto, a partir das 11h, na Sociedade Aliança, Rio Cerro II, saboreie uma deliciosa feijoada e celebre os 200 anos de cultura germânica ao som da dupla Cleiton & Deyvi. Além de celebrar a cultura germânica, a feijoada, um prato tão querido pelos brasileiros, será exaltada como um patrimônio imaterial da nossa culinária, uma manifestação da identidade nacional que une pessoas de diferentes origens e regiões.

 

 

 

Celebre os 109 anos da Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz, no dia 17 de agosto, a partir das 18h, no Salão Barg, um marco arquitetônico do ano de 1941 tombado pelo IPHAN. Com sua charmosa edificação de enxaimel (fachwerk), o salão será palco da coroação das majestades do tiro ao alvo e de uma noite repleta de música e dança, em homenagem aos 109 anos de tradição e cultura.”

 

Quetschkommode (Bandoneonfest): No dia 18 de agosto, a partir das 9h, nas Sociedades dos Atiradores Ribeirão Grande da Luz, vivencie a magia do bandoneon com mais de 30 apresentações de grupos e músicos individuais.

 

Um convite à reflexão e à participação

 

Cada evento é um convite à reflexão sobre a importância de preservar nossa história e cultura. Afetivamente, a música, a dança e a gastronomia nos conectam com as raízes germânicas, fortalecendo nossa identidade e transmitindo às futuras gerações a riqueza de nosso passado.

 

A valorização do patrimônio cultural é um trabalho em conjunto. Grupos como o Grupo Folclórico Grünes Tal e a Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz desempenham um papel fundamental na preservação das tradições e na transmissão do conhecimento para as novas gerações. São esses agentes culturais, juntamente com historiadores, pesquisadores e a comunidade em geral, que garantem a salvaguarda do nosso patrimônio, tanto material quanto imaterial.

 

Celebrar os 200 anos de história da presença dos povos que falam a língua alemã no Brasil, em Jaraguá do Sul, especialmente nas datas tão significativas do Dia do Patrimônio Cultural (17 de agosto) e do Dia do Historiador (19 de agosto), é um ato de amor e respeito às nossas raízes. Ao homenagear nossos antepassados e valorizar nosso patrimônio, construímos um futuro mais forte e próspero para as próximas gerações”.

 

 

Venha fazer parte desta festa!

 

Ao participar desses eventos, você contribui para a preservação de nossa história e cultura. Convide seus amigos e familiares para celebrar conosco.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Historiador e criador de conteúdo digital para as plataformas do Kwai, Tik Tok e You Tube. Dedicado à pesquisas sobre memória e patrimônio histórico-cultural em comunidades tradicionais

Notícias relacionadas

x