Guaramirim

Guaramirim fará um diagnóstico das pessoas em situação de rua

Durante o mês de novembro, as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde vão realizar abordagens de rua nos locais onde geralmente se reúnem

03/11/2023

GUARAMIRIM -O aumento de pessoas em situação de rua e dependentes de drogas e álcool tem preocupado em Guaramirim, por conta da criminalidade. Essa questão foi motivo de encontro realizado no dia 20 de setembro, na Prefeitura, com as forças de segurança e da sociedade civil organizada, para a busca de solução para combater o problema. 

 

As Secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação e de Saúde atuam continuadamente com abordagens e encaminhamentos e, com a criação da força-tarefa resultante do encontro, busca-se agilizar processos que deem o melhor tratamento e resultem em eficácia no auxílio a essa população que vive à margem da sociedade.

 

Durante o mês de novembro, as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde vão realizar abordagens de rua nos locais onde geralmente se reúnem, junto com a Polícia Militar, para fazer um diagnóstico da situação.

 

Conforme a secretária Graziela Boita e a assistente social Luciana Mohr Tonet, a sociedade também pode ajudar, evitando dar esmolas ou outro tipo de ajuda, indicando-lhes o serviço social e entidades parceiras, que têm estrutura para atender esse público vulnerável.

 

Graziela e Luciana argumentam que o diagnóstico será feito junto com a PM, haja vista que alguns, pelas condições como se encontram, tornam-se agressivos. “O nosso trabalho, enquanto assistência social, é limitado, dada a complexidade do problema. A sociedade nos cobra, mas também pode ajudar, evitando fazer qualquer tipo de doação”, disseram.

 

Ocorrências criminais contra o patrimônio aumentaram 

 

Durante o ato de instalação da Unidade Judiciária de Cooperação pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, no dia 26 de outubro, no Fórum de Guaramirim, a juíza titular Giovana Maria Caron Bósio Machado, destacou a importância da UJC e comentou o aumento nos índices de população em situação de rua, especificamente usuários de drogas no centro da cidade, o que acarretou no aumento de crimes contra o patrimônio.

 

Segundo estatísticas que apresentou, de janeiro a outubro do ano passado foram 431 furtos ou roubos. No mesmo período deste ano já foram 495, de acordo com informações da Polícia Civil. Houve igualmente um aumento em 70% no número de casos de investigações criminais neste ano e a Comarca registro o dobro de feminicídios. (Com informações da assessoria do TJSC)

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x