Eleições

Grupo Retina Santa Catarina conhece a acessibilidade da urna em Jaraguá

Grupo Retina Santa Catarina fará o primeiro encontro presencial dos integrantes no Parque Malwee, em Jaraguá do Sul

22/08/2024

Aconteceu no sábado (17) o primeiro encontro presencial dos integrantes do Grupo Retina Santa Catarina, no Parque Malwee, em Jaraguá do Sul. No encontro, pessoas cegas e com baixa visão tiveram a oportunidade de conhecer os recursos de acessibilidade da urna eletrônica e esclarecer dúvidas sobre o pleito – em especial sobre a transferência temporária de eleitores, cujo prazo se encerra neste dia 22 de agosto.

 

A demonstração dos recursos de acessibilidade da urna eletrônica foi feita pelo chefe de Cartório da 17ª Zona Eleitoral, Eduardo Leitis Arbigaus, e pelo auxiliar eleitoral Jeferson Guilherme Georg. Além disso, ambos esclareceram dúvidas em relação à Transferência Temporária de Eleitores, já que pessoas com deficiência visual e baixa visão também podem solicitar a transferência de local de votação para votar em 2024.

 

grupo

O coordenador do Grupo, Emerson Deretti, elogiou a iniciativa por proporcionar aos eleitores a oportunidade de esclarecerem suas dúvidas e testarem os recursos de acessibilidade da urna eletrônica. “São recursos que oferecem ainda mais autonomia e segurança ao eleitor com deficiência visual na hora do voto”, disse.

 

A eleitora Marcélli Vitória Tomazi, de 16 anos, votará pela primeira vez nas eleições de 2024. Disse que gostou da experiência e, com o auxílio do recurso de braille, tornou-se prático realizar a votação. A função de áudio na urna eletrônica foi uma novidade para muitos dos integrantes do grupo que, apesar de já participarem em eleições anteriores, não conheciam o recurso.

 

Quer saber das notícias da Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x