Jaraguá do Sul

Gratidão marca celebração dos 40 anos de falecimento de Padre Antônio

Gratidão marca celebração dos 40 anos de falecimento de Padre Antônio. A missa solene foi celebrada na Igreja Matriz, com a presença de muitos fiéis

11/04/2025

Gratidão marca celebração dos 40 anos de falecimento de Padre Antônio – No sábado, 5 de abril, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos – Jaraguá do Sul, celebrou os 40 anos de falecimento de Padre Antônio Echelmeyer, SCJ. Ele faleceu no dia 5 de abril de 1985, uma Sexta-feira Santa. A missa solene foi celebrada na Igreja Matriz, com a presença de muitos fiéis. O Arcebispo Emérito de Salvador (BA), Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ, presidiu a celebração. Dom Murilo conheceu pessoalmente o Padre Antônio e foi seu confrade na Congregação Dehoniana, chegando a ser seu superior provincial de 1981 a 1985.

divulgação

divulgação

 

 

A homilia de Dom Murilo

Dom Murilo afirmou em sua homilia: “Temos muito a agradecer a Deus por este presente que Ele deu à Paróquia de Nereu Ramos, à Paróquia de Corupá, ao Seminário e à Congregação. Padre Antônio apresentava o Cristo que ele mesmo havia encontrado. Após Jesus Cristo tocá-lo, ele viveu unido a Ele e se dedicou ao seu povo, a quem Jesus tanto ama.” A missa contou com a presença de vários sacerdotes concelebrantes. Entre eles estava o Padre Cícero Celeste Murara SCJ, que atua na Faculdade e Colégio ESIC, em Curitiba. Ele nasceu em Nereu Ramos e foi coroinha de Padre Antônio, sendo encaminhado por ele para o Seminário de Corupá, onde iniciou seus estudos para o sacerdócio.

Agradecimento pela presença de Padre Antônio

“Nesta noite, precisamos agradecer a Deus pela oportunidade de tê-lo aqui em Nereu Ramos. Também devemos agradecer por todos os feitos que ele deixou em nossa região, seja em Nereu Ramos, Corupá ou Jaraguá do Sul. É sempre importante lembrarmos dessa pessoa que foi tão grande para nós”, disse Padre Cícero.

Presença das autoridades

Estiveram presentes, também, os deputados estaduais Antídio Aleixo Lunelli e Vicente Augusto Caropreso, além do prefeito de Corupá, Eddy Edgard Eipper.

Homenagem ao Padre Antônio

Ao final da celebração, Giuliano Sávio Berti, autor do livro “Frutos de um Sim: Vida, história e obras de Padre Antônio Echelmeyer”, convidou Amália Rech e Alaide Rech Winter. Elas residem em Canoas – Luiz Alves (SC) e, por vários anos, colaboraram com a Igreja e a Casa Paroquial de Nereu Ramos. Elas depositaram um arranjo de flores na sepultura de Padre Antônio, situada no interior da igreja. O arranjo levava os dizeres: “Ao Padre Antônio, nossa eterna gratidão”, em nome de todos os presentes e dos amigos do sacerdote. Os sobrinhos de Padre Antônio, que acompanharam a missa pela transmissão no Facebook, também participaram da homenagem. O Coral do Centro de Cultura Alemã de Jaraguá do Sul cantou em português e alemão.

A história de Padre Antônio

Padre Antônio Echelmeyer nasceu na Alemanha em 1913 e chegou ao Brasil em 1934. Foi ordenado sacerdote em 1940. Atuou principalmente no Bairro de Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul, onde idealizou e construiu a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, o Centro Shalom e o Salão Paroquial. Ele também foi responsável por grande parte das obras do Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá, e realizou a pintura de Cristo Rei na cúpula da capela do Seminário.

Missa no Seminário

No domingo, 6 de abril, às 10h, celebraram também uma missa na capela do Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá. O Coral Ecumênico de Corupá participou dessa celebração.

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x