Categories: GeralSaúde

Governo publica portaria autorizando retomada de cirurgias eletivas em Santa Catarina

Na noite de quinta-feira (13), a secretaria de Saúde de Santa Catarina publicou a portaria nº 505, autorizando o retorno das cirurgias eletivas de média e alta complexidade. A portaria é assinada pelo secretário da pasta, André Motta Ribeiro, e autoriza as unidades a realizarem o agendamento dos procedimentos cirúrgicos.

Leia mais

A decisão abrange unidades hospitalares próprias da secretaria sob administração direta, unidades hospitalares administradas por OS, bem como unidades hospitalares filantrópicas contratualizadas, unidades sob gestão municipal ou federal e as unidades privadas.

A liberação exclui os hospitais que estejam com estoques críticos de fármacos anestésicos intravenosos e bloqueadores neuromusculares e que, por isso, estejam recebendo complementação de estoques por meio da Diretoria de Assistência Farmacêutica da pasta para garantir atendimento ao paciente em terapia intensiva. 

Outra condição é que as unidades deverão manter inalterados o atendimento e internações dos pacientes suspeitos ou confirmados Covid-19, respeitando o número de leitos hospitalares destinados ao enfrentamento da pandemia.

A portaria ainda determina que os hospitais devem garantir os estoques de medicamentos para a realização de procedimentos. 

“É vedado à unidade hospitalar, restringir ou negar o recebimento de paciente em Unidade de Terapia Intensiva sob a alegação de falta de fármacos anestésicos intravenosos e bloqueadores neuromusculares, uma vez que, esteja realizando procedimentos cirúrgicos eletivos competindo pelos mesmos fármacos”, consta no texto.

Ribeiro anunciou no início da semana que a retomada segura das cirurgias eletivas deveria ocorrer após uma reunião com representantes de hospitais catarinenses.

“É o entendimento do governo do estado que as cirurgias eletivas são prioridade máxima e por isso precisam ser retomadas imediatamente”, afirmou.

O cancelamento das cirurgias eletivas em que era necessário o uso de sedativos e internações em UTI ocorreu por meio da portaria nº 168, em 22 de fevereiro. Na última segunda-feira (10), a secretaria prorrogou por 72 horas a proibição para que os detalhes da retomada fossem definidos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Redação JDV

Recent Posts

Basquete: Jaraguá do Sul mantém 100% no Campeonato Catarinense

Os próximos compromissos das duas categorias serão daqui um mês

9 minutos ago

Futebol: Cruzeiro é derrotado pelo Mushuc Runa na Sul-Americana

O time mineiro não incomodou o adversário e está na lanterna do Grupo E

24 minutos ago

Após polêmica, show do Ira! é cancelado em Jaraguá do Sul; veja os motivos e reações

O anúncio do cancelamento do show da banda Ira! em Jaraguá do Sul movimentou as…

3 horas ago

Fim de semana nublado com possibilidade de garoa em Jaraguá do Sul

Previsão aponta dias com variação de nuvens e pancadas de chuva, exigindo atenção dos jaraguaenses…

5 horas ago

Rede de saúde capacita os agentes comunitários para ação em campo

Rede de saúde capacita os agentes comunitários para ação em campo. Eles visitam residências, orientam…

7 horas ago

Schroeder encaminha projetos ao desenvolvimento e inovação

Schroeder encaminha projetos voltados ao desenvolvimento econômico e inovação. O segundo projeto traz mudanças na…

7 horas ago

This website uses cookies.