Em visita a Jaraguá do Sul nesta segunda-feira (14), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, assinou a ordem de serviço para a construção de duas áreas de escape na SC-418, na Serra Dona Francisca. As estruturas serão instaladas nos quilômetros 15,3 e 17,4 da rodovia, com início das obras previsto para os próximos 15 dias.
Segundo o governador, a iniciativa tem como foco a segurança viária. “São locais que vão funcionar como um dispositivo extra de segurança, em caso de pane ou emergências. Vai ajudar a preservar muitas vidas neste trecho da rodovia”, destacou.

Foto: Eduardo Valente / GOVSC
A obra, orçada em aproximadamente R$ 35 milhões, também prevê o aumento do raio de uma curva e a revitalização do estacionamento do mirante. O prazo estimado para conclusão é de 24 meses. A execução será feita por uma empresa com experiência técnica específica para esse tipo de serviço, conforme informou o secretário adjunto da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Ricardo Grando.
Modernização da segurança pública em Jaraguá do Sul
Durante o evento realizado no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, a Polícia Civil do município recebeu nove estações de trabalho avançadas e 15 monitores, com softwares de investigação criminal. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo de Melhoria da Polícia Civil e do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público.
Também foi inaugurado, de forma simbólica, o novo Posto de Emissão de Documentos de Identificação da Polícia Científica, localizado no Partage Shopping. O espaço deverá atender mais de 100 pessoas por dia, ampliando o acesso da população aos serviços de identificação.
Avanços ambientais e regionais
Outro destaque da visita foi a entrega da Licença Ambiental Prévia (LAP) à prefeitura de São João do Itaperiú e à empresa responsável pela futura instalação de um aterro sanitário no município. O empreendimento tem previsão de operação por cerca de 50 anos.
Essas entregas fazem parte do programa “Santa Catarina Levada a Sério – Prestando Contas”, que tem percorrido todas as regiões do Estado com o objetivo de apresentar os avanços do governo e ouvir demandas dos prefeitos. A reunião em Jaraguá do Sul foi a 12ª edição do programa.
AMVALI reforça apoio ao Governo do Estado
O prefeito de São João do Itaperiú e presidente da AMVALI, Rovâni Delmonego, agradeceu a presença do governador e destacou a importância do municipalismo. “Santa Catarina é um Estado pequeno territorialmente, mas com um coração gigante, assim como os investimentos realizados pelo Governo. Tenho certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou.

Foto: Eduardo Valente / GOVSC
Além de Jaraguá do Sul, fazem parte da AMVALI os municípios de Corupá, Guaramirim, Barra Velha, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder.