Segundo o gastroenterologista Guilherme Berenhauser Leite, no verão, os casos podem aumentar já que a época contribui para a má conservação de alimentos e para a proliferação de microrganismos.
“Vivemos uma época do ano muito importante para isso, época do calor, e a gastroenterite normalmente você adquire pela boca, ou seja, pela ingestão de um alimento contaminado, ou eventualmente você põe a mão na boca.
Com a mão contaminada, você leva à boca uma substância que não deveria chegar ali, causando irritação, inflamação e eventualmente infecção”, diz ele.
Um sopa de legumes com frango é uma boa opção para comer quando se tem gastroenterite — Foto: Receitas
Diante da explicação do médico, fica a pergunta: o que comer quando temos gastroenterite? A nutricionista e biomédica Camila Monteiro recomenda o uso de probióticos para colonizar a flora intestinal que foi contaminada.
Além do mais, ela orienta o consumo de alimentos que vão diminuir as idas ao banheiro:
“O melhor é comer batata-inglesa, arroz branco, aipim, cenoura, chuchu, cará e carnes brancas, como peixe e frango. Sobre os preparos, é melhor fazer os pratos grelhados ou ensopados.”
“Sobre as frutas, o melhor é comê-las sem a casca por conta das fibras, que vão aumentar o estímulo de ir ao banheiro.”
A especialista em alimentação não recomenda comer alimentos com fibras durante o quadro de gastroenterite. Embora sejam boas opções para o dia a dia, as fibras podem estimular demais o intestino.
“Vale evitar alimentos industrializados, fritura, açúcar, álcool, gordura e embutidos. Tudo que vai irritar a mucosa estomacal e intestinal”, acrescenta a nutricionista.
De acordo com o doutor Guilherme Berenhauser Leite, para evitar a gastroenterite os alimentos precisam ser bem armazenados e preparados de maneira higienizada. Ademais, devemos manter nossa mão sempre bem limpa.
Ele ainda avisa que devemos evitar comer alimentos crus, pescados, frutos do mar ou qualquer alimento cru nos dias mais quentes por conta da conservação.
A gastroenterite pode durar de três a cinco dias, mas em casos mais graves pode levar até 14 dias para tudo voltar ao normal. Lembre-se de procurar atendimento médico.
Fonte: Gshow
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Prefeitura de Guaramirim remove 400 quilos de lixo dos rios da cidade. Mobilização contou com…
Governador assegura R$ 56 milhões para pavimentação e PA da Barra do Rio Cerro. Investimentos…
Praça Cantalício Érico Flores volta a funcionar durante o dia. Correções serão feitas antes do…
Schroeder assegura R$ 10,4 milhões para infraestrutura e maquinários. Uma das maiores conquistas da atual…
Apenas cinco bairros de Jaraguá do Sul não têm infestação de dengue. Casos continuam a…
Crea-SC prepara Congresso Estadual de Profissionais com foco em cidades inteligentes. Evento regional antecipa debates…
This website uses cookies.