Gadotti propõe estudos à criação de Atendimento Psicológico
Gadotti propõe estudos à criação de Programa de Atendimento Psicológico. A saúde mental é essencial para o bem-estar individual e coletivo
06/02/2025
Gadotti propõe estudos à criação de Programa de Atendimento Psicológico – O vereador Osmair Luiz Gadotti propôs, por meio de moção, que a Prefeitura realize estudos para criar um Programa Municipal de Atendimento Psicológico. O objetivo é oferecer psicoterapia individual e em grupo à população. Essa medida seria complementar aos serviços já existentes, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O foco é a prevenção e promoção da saúde mental no município.
A saúde mental é essencial para o bem-estar individual e coletivo. Além disso, ela é fundamental para o desenvolvimento social e econômico de Jaraguá do Sul. A proposta destaca que a Política Nacional de Saúde Mental preconiza a atenção integral por meio da RAPS, com serviços comunitários e territorializados.
Embora os CAPS desempenhem um papel importante no atendimento a pessoas com transtornos mentais graves, a demanda por psicoterapia na atenção básica continua alta. A oferta desse tipo de serviço é limitada. Atualmente, o município conta com poucos psicólogos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Como resultado, a disponibilidade de horários e o acompanhamento adequado dos pacientes ficam comprometidos.
Além disso, a demanda por atendimento psicológico na rede pública de saúde tem crescido. Muitos não conseguem acessar esses serviços, especialmente a psicoterapia, devido ao alto custo das sessões particulares.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital