Esportes

Futsal: Jaraguaense se despede da Copa do Mundo de 2024

Léo, do Cazaquistão, perdeu da Argentina e deixou o mundial; argentinos enfrentam a França, além de Brasil e Ucrânia na outra semi

30/09/2024

Futsal: Jaraguaense se despede da Copa do Mundo de 2024

Léo Jaraguá. | Foto: Damir Serik

 

A Argentina segue viva em busca da sua terceira final consecutiva em Copas do Mundo de Futsal, em 2024. Nesta segunda-feira (30), o país campeão em 2016 goleou o Cazaquistão por 6 a 1, na Humo Arena, em Tashkent, capital do Uzbequistão, pelas quartas de final. Os gols argentinos foram marcados por Rosa, Claudino, Arrieta (2x, Corso e Bolo Alemany, já o Cazaquistão descontou com Tursagulov.

 

Com o resultado, a Argentina vai enfrentar a França na semifinal, na próxima quinta-feira (3), às 12h, na Humo Arena.  Mais cedo, a seleção francesa derrotou o Paraguai por 2 a 1, com gols de Mohammed e Guirio, já Martinez foi o paraguaio a balançar as redes. A outra semifinal será entre Brasil e Ucrânia e ocorre nesta quarta-feira (30), às 12h, também no ginásio de Tashkent. Vale lembrar, a final da Copa do Mundo está prevista para o domingo (6).

 

Três brasileiros naturalizados cazaques

Desde que o futsal se profissionalizou, a Seleção Brasileira sempre reuniu uma série de jogadores de altíssimo nível. Com isso, é normal que alguns nomes não tenham tanto espaço. A falta de oportunidades fez alguns deles migrarem para outras seleções, o caso de Léo Higuita, Léo Jaraguá e Douglas Jr. O mais velho, Leonardo de Melo Vieira nasceu no Rio de Janeiro e iniciou sua vida no futsal em Cabo Frio-RJ.

 

Futsal: Jaraguaense se despede da Copa do Mundo de 2024

Léo Higuita. | Foto: Damir Serik

 

No entanto, foi no Cazaquistão que o carioca de 38 anos deixou sua marca no cenário mundial da modalidade. O apelido de Higuita, histórico goleiro de futebol de campo da Colômbia, surgiu da habilidade de Léo com a bola nos pés. No país asiático, o brasileiro naturalizado empilhou mais de 30 títulos e defendeu por 14 anos o Kairat. Eleito cinco vezes o melhor goleiro do mundo, o goleiro cazaque atualmente veste as cores do Semey, outro clube do país.

 

Homônimo do goleiro, Leonardo Mendonça da Rosa tem 37 anos e atua como fixo. Além do nome em comum com Higuita, o jogador foi outro a atuar pelo Kairat, do Cazaquistão, onde ficou oito temporadas. Além disso, teve passagem pelo Sporting, de Portugal, e pelo futsal russo. No Brasil, atuou por Jaraguá, Tubarão, Foz Cataratas e, até o final do ano passado, estava no Joinville. Para esta temporada, Léo se transferiu para o RFS, da Letônia.

 

Futsal: Jaraguaense se despede da Copa do Mundo de 2024

Douglas Jr. | Foto: Damir Serik

 

Já Douglas Júnior da Silva Negreiros está em sua terceira Copa do Mundo com o Cazaquistão, o fixo de 35 anos atualmente joga no futsal saudita, mas passou 11 anos defendendo o Kairat. Natural de Guamaré, no Rio Grande do Norte, o jogador teve três assistências nesta edição do mundial. Os brasileiros ainda têm a oportunidade de serem treinados por um brasileiro na seleção, Paulo Ricardo Figueiró Silva, o Kaká, comandou o Cazaquistão pela segunda vez na Copa do Mundo, o brasileiro levou a equipe às semifinais em 2021.

 

Saiba mais: Futsal: Time sub-17 do Pequenos Gigantes de Corupá chega à final da Copa Dipil

Futsal: Time sub-17 do Pequenos Gigantes de Corupá chega à final da Copa Dipil

Foto: Corupá/Divulgação

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x