Esportes

Futsal: “É o ano das nossas vidas”, projeta Amandinha com 1ª Copa do Mundo

Craque falou sobre o período mais importante da carreira e foca em títulos com o Brasil

12/02/2025

Futsal: "É o ano das nossas vidas", projeta Amandinha com 1ª Copa do Mundo

Foto: Arquivo Pessoal

 

Fonte: GE

Enfim, uma Copa do Mundo de Futsal Feminino. O ano de 2025 marca o início de uma era tão esperada pelos amantes da modalidade e, principalmente, pelas atletas que há anos batalham por essa conquista no esporte.

 

“É o ano das nossas vidas, 30 anos antes, quem começou na modalidade já sonhava, hoje a gente tá podendo viver essa realidade”, contou Amadinha, considerada a rainha do futsal por ser eleita oito vezes a melhor do mundo.

 

A Copa do Mundo Feminina será entre novembro e dezembro em 2025, nas Filipinas. Ao contrário do futsal masculino, que já pôde ver 10 edições de Copa do Mundo, o futsal feminino terá esse prazer pela primeira vez neste ano.

 

Antes, as seleções femininas organizavam um torneio não oficial. Era a saída para um contexto sem Copa do Mundo Feminina, foram realizadas seis edições do Torneio Mundial de Futsal Feminino, de 2010 a 2015, e o Brasil venceu todos.

 

“Tenho 30 anos, vou pra minha primeira Copa do Mundo oficial da Fifa e não sei se vou ter uma nova oportunidade. Se eu for convocada, quero viver intensamente e representar a Seleção Brasileira da melhor forma possível, declarou.

 

O Brasil, porém, ainda não está classificado para Copa do Mundo. As eliminatórias para países sul-americanos são na Copa América, que será em março, em Sorocaba-SP. Aliás, três seleções do continente conquistam a vaga para o mundial feminino.

 

Divisão de vagas feminina:

África: duas vagas;

América do Norte: duas vagas;

América do Sul: três vagas;

Ásia: três vagas;

Europa: quatro vagas;

Oceania: uma vaga;

País anfitrião: uma vaga.

 

As competições em 2025

Além da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira tem, pelo menos, outros dois compromissos importantes em 2025: a Copa América, já citada acima, e o Torneio Internacional, que deve ser realizado em agosto.

 

“Toda vez que a gente bota a camisa da seleção e entra em quadra é pra ganhar, temos três títulos no ano para brigar, e o objetivo é ganhar todos os títulos durante essa temporada”, completou Amandinha.

 

Saiba mais além do futsal: Poliesportivo: Fesporte divulga calendário oficial de 2025

Poliesportivo: Fesporte divulga calendário oficial de 2025

Foto: Fesporte/Divulgação

 

Poliesportivo: Veja a programação completa dos próximos dias em Jaraguá do Sul

Foto: Secel/Divulgação

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x