Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.
Futsal: Dois jaraguaenses estão convocados para a Copa do Mundo
Além dos profissionais do Jaraguá, seis craques nascidos em Santa Catarina são presenças confirmadas na lista do mundial: cinco pelo Brasil e um pelo Cazaquistão
22/07/2024
A Seleção Brasileira de Futsal foi convocada para a Copa do Mundo FIFA na última quinta-feira (18), o técnico Marquinhos Xavier convocou três profissionais do Jaraguá para a delegação brasileira: o ala Marcênio, o preparador físico João Romano e o preparador de goleiros Fred Antunes. Além do trio de destaque no clube catarinense, outros cinco jogadores nascidos em Santa Catarina fazem parte do grupo de 15 atletas chamado pelo treinador.
Pito e Ferrão, os dois últimos atletas eleitos como os melhores do mundo na modalidade, são de Chapecó, no Oeste do Estado, o goleiro Diego Roncaglio é de Blumenau, no Vale do Itajaí, o ala Dyego Zuffo é da cidade de Palmitos, também no Oeste, já o outro goleiro Willian Felipe Dorn é de Jaraguá do Sul. A Copa do Mundo FIFA de Futsal acontecerá nos dias 14 de setembro a 6 de outubro, no Uzbequistão.
Em busca do hexacampeonato, o Brasil está no Grupo B, ao lado de Cuba, Croácia e Tailândia. A preparação brasileira terá início no dia 10 de agosto, em Nova Friburgo, região serrana no Rio de Janeiro, e a viagem ao país asiático será no dia 2 de setembro. Por lá, a Amarelinha fará dois amistosos com a seleção local antes do torneio. A Seleção Brasileira é pentacampeã mundial de futsal, nos anos de 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012, e detém o recorde de conquistas da modalidade.
A Espanha vem em segundo, com dois títulos, em 2000 e 2004, enquanto Argentina, em 2016, e Portugal, em 2021, completam a lista de campeões. A última edição da competição aconteceria em 2020, mas foi adiada em um ano por conta da Covid-19. O Brasil conquistou ainda outros dois títulos mundiais de futsal, em 1982 e 1985, antes da FIFA assumir o torneio, em 1989. A entidade máxima do futebol, porém, não reconhece as conquistas dos tempos da Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa).
No Cazaquistão
Natural de Jaraguá do Sul, Leonardo Mendonça da Rosa tem 37 anos e foi naturalizado atleta do Cazaquistão, porque jogou cerca de 10 anos no Kairat, clube do país asiático. Hoje ele atua no RFS Futsal, na Letônia, mas já passou pelo Joinville, Sporting-POR, Norilsk Nickel-RUS, Foz do Iguaçu, Tubarão e Jaraguá Futsal. Por curiosidade, Willian, goleiro do Brasil, e Léo, fixo do Cazaquistão, são primos.
Saiba mais além do futsal: Tiro Esportivo: Jaraguá do Sul conquista etapa do estadual
Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp