Esportes

Futsal: Com destaque jaraguaense, Brasil é hexacampeão da Copa do Mundo

Goleiro Willian foi fundamental para a vitória brasileira contra a Argentina no Uzbequistão

06/10/2024

Futsal: Com destaque jaraguaense, Brasil é hexacampeão da Copa do Mundo

Foto: Leto Ribas/CBF

 

A Seleção Brasileira de Futsal entrou para a história neste domingo (5), no Uzbequistão. Em uma atuação heroica, os brasileiros conquistaram o hexacampeonato mundial ao vencer a Argentina por 2 a 1 na final da Copa do Mundo de 2024, na Ásia. Os gols da vitória na Humo Arena, em Tashkent, foram marcados por Ferrão e Rafa Santos, ambos no primeiro tempo.

 

O goleiro Willian, de Jaraguá do Sul, teve uma atuação impressionante e fechou o gol. Porém, a Argentina descontou com Rosa. O Brasil ampliou a hegemonia no futsal e acabou com o jejum de mais de uma década sem conquistar o cobiçado troféu e, antes de se sagrar campeão no Uzbequistão, o Brasil havia vencido em cinco ocasiões: 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012.

 

Campeões invictos

Essa foi a primeira final entre os rivais sul-americanos na história de um mundial, a campanha foi histórica. Antes de vencer os argentinos na final, o time comandado por Marquinhos Xavier venceu todos os adversários. Na semifinal, o Brasil derrotou a Ucrânia. Antes disso, os brasileiros venceram Marrocos, Costa Rica, Tailândia, Croácia e Cuba.

 

Premiações individuais

O Brasil teve também o melhor jogador, o artilheiro e o melhor goleiro da competição: Dyego foi eleito o melhor do torneio e Marlon ficou com a chuteira de prata. Com 10 gols na competição, Marcel foi o artilheiro do mundial. Já o jaraguaense Willian fez uma atuação histórica e ficou com o prêmio de melhor da posição, ele fez dezenas de defesas difíceis na decisão.

 

Os gols

Futsal: Com destaque jaraguaense, Brasil é hexacampeão da Copa do Mundo

Foto: Leto Ribas/CBF

 

O Brasil fez dois gols logo no primeiro tempo, Ferrão aproveitou belo passe de Marcênio em cobrança de falta aos seis minutos e empurrou para dentro da meta. Em seguida, aos 12, Rafa Santos, que estava dentro da área, aproveitou o chute de Felipe Valério e tocou para dentro do gol argentino após o rebote do goleiro rival.

 

Faltando cerca de dois minutos para acabar o jogo, a Argentina descontou com Rosa, quando o time já havia acionado o goleiro linha para ajudar no sistema ofensivo. Na disputa do terceiro lugar, a Ucrânia levou a melhor ao golear a França por 7 a 1, esse foi o melhor resultado da equipe europeia em uma edição do mundial.

 

Goleiro jaraguaense

Willian Felipe Dorn, natural de Jaraguá do Sul, foi o destaque da grande final da Copa do Mundo, com diversas defesas difíceis ao longo dos 40 minutos. Após o título, o jaraguaense deu entrevista muito emocionado. “É difícil ser goleiro da Seleção Brasileira, é uma pressão muito grande, mas tudo é força que vem de dentro, que vem da minha família”, destacou.

 

“Eu tenho um primo que também é atleta e ontem ele me mandou uma mensagem falando assim ‘vai lá e realiza o nosso sonho de criança’, essa conquista é para todos da minha família, tudo que eu deixei em quadra hoje com meus companheiros é para vocês que nos deram toda a força”, declarou.

 

“Só tenho que agradecer muito ao grupo, agradecer ao departamento de goleiros, é muito difícil estar jogando na frente do Guitta, porque ele é um dos melhores da história e foi de uma humildade gigantesca, ele e o Roncaglio, que são nossos outros dois goleiros, me darem todo o suporte durante essa Copa do Mundo”, completou.

 

“É muita coisa para cuidar dentro do jogo, é defender bola, tem que fazer cobertura, são muitas variáveis, e agora a gente é campeão. Todo mundo sonhou com isso e preciso agradecer esse grupo maravilhoso, a gente merecia muito, passamos por momentos difíceis”, finalizou.

 

Saiba mais: Futsal: Jaraguá abre segundo lote de ingressos para oitavas de final da LNF

Futsal: Jaraguá abre segundo lote de ingressos para oitavas de final da LNF

Foto: Jaraguá/Divulgação

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x