Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.
Futsal: Após 14 anos de espera, Jaraguá do Sul está na final da LNF
Com recorde na Arena, a Locomotiva Amarela atropelou o Pato no tempo normal e na prorrogação
30/11/2024
Neste sábado (30), o Jaraguá Futsal enfrentou o time de Pato Branco, do Paraná, no segundo jogo das semifinais da Liga Nacional de Futsal (LNF) e venceu por 4 a 0 no tempo normal e 2 a 0 na prorrogação, na Arena em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina.
Na ida, a Locomotiva Amarela havia sido derrotada por 3 a 2 e precisava reverter a vantagem paranaense. Aliás, o aurinegro não contou para este duelo com Cappa e Felipe, lesionados. Agora, o Jaraguá pega o vencedor de Praia Clube-MG x Umuarama-PR na final.
O recorde de público
Estava encerrada a venda de ingressos para este jogo desde às 20h desta sexta-feira (29), ou seja, exatas 8.172 pessoas estiveram presentes no maior templo do futsal brasileiro para empurrar o aurinegro em busca da classificação para a grande decisão da LNF.
Antes, o maior público do campeonato nacional havia sido no jogo de volta das quartas de final da LNF de 2024 contra a ACBF, de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, quando haviam 7.656 pessoas na Arena de Jaraguá do Sul e viram no dia a vitória por 4 a 2.
Tempo normal
A partida de futsal começou agitada, com muita briga nos lances. Aos quatro minutos, os jogadores de Jaraguá e Pato trocaram empurrões após uma falta a favor do aurinegro. Aliás, a Locomotiva Amarela dominou a maior parte do primeiro tempo, mas sem abrir o placar.
Aos 18, enfim, Jaraguá entrou na defesa rival com um belo gol de Eka. Após cobrança de falta, Marcênio encontrou Bruninho que achou o pivô camisa 14 na entrada da área, 1 a 0. Nos últimos dois minutos, o aurinegro manteve bem o equilíbrio entre defesa e ataque.
Após o intervalo, o Jaraguá seguiu o ótimo ritmo e fez o segundo gol com Ruan, em chute de longe no canto esquerdo do goleiro Djony aos quatro minutos. Já aos cinco, o goleiro rival fez pênalti em Leco, recebeu o segundo amarelo e foi expulso na Arena Jaraguá.
Na cobrança da penalidade máxima, Bruninho foi para a bola e ampliou a vantagem para 3 a 0. A partir dos 12, o Pato colocou o goleiro linha. Criou boas jogadas, mas não fez o gol. Faltando apenas dois minutos, Yan roubou a bola e chutou de longe para fazer 4 a 0.
Prorrogação
Com a vitória do Jaraguá no tempo normal, a partida foi para a prorrogação no Norte de Santa Catarina. Já no tempo extra, o aurinegro fez uma boa primeira parte, mas foi na segunda etapa que o Nenen Ribeiro fez 1 a 0 faltando três minutos cronometrados na Arena.
Porem, quando restavam dois, o Leco foi defender uma bola do jeito que deu e acabou colocando a mão nela. Sendo assim, o capitão e camisa 8 de Jaraguá do Sul recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Com um a menos, Jaraguá segurou bem como podia na defesa.
Não só isso, um minuto depois, Marcênio fez mais um com o rival usando goleiro linha. Portanto, os dois gols foram de chute de longe da quadra de defesa. Com o fim da partida, o Jaraguá está em mais uma final de LNF após 14 anos sem disputar a grande decisão.
Abre aspas (Capitão Leco)
“São tantas coisas, a gente carrega do lado pessoal. Voltei em 2021, para encerrar a carreira. Todo mundo falou, vai para lá e se aposentar. Mal sabiam eles, que o Jaraguá tem reunido muita gente competente nos bastidores. Essa torcida, toda a comunidade que apoia, nós merecíamos, com todo respeito ao Pato. Então, o que a gente luta e a quantidade de profissionais de elite que está por trás do Jaraguá Futsal, nós jogadores carregamos todos eles dentro da quadra com raça e vontade de fazer acontecer. De uma forma natural e ao mesmo tempo leve, porque dão confiança para a gente fazer o nosso trabalho”, declarou.
“Uma semana muito difícil, porque perdemos lá e jogar com a obrigatoriedade de vencer é muita carga emocional, ainda mais com a prorrogação. Estou jantando com a minha família e a cabeça está no Pato toda hora, a apresentação da minha filha que não pude ir no teatro hoje. Aliás, ela queria muito que eu estivesse lá, mas o papai é muito importante no trabalho, ou seja, para o Jaraguá Futsal. Portanto, é muita coisa, energia boa e vamos trabalhar com muito cuidado para a gente tentar ser campeão da liga”, finalizou emocionado o camisa oito jaraguaense em entrevista para a LNFTV no canal do YouTube.
Os elencos
Jaraguá: Tiago (G), Felipe, Pedrinho, Bruninho, Leco, Yan, Jamur, Eka, Nicolas (G), Alessandro Patias, Nenen Ribeiro, Gui Uesler, Ruan e Marcênio. Técnico: Xande Melo.
Pato: Djony (G), Renan Seco (G), Zé Marques, Neguinho, Ton, Duduzinho, Jhoy, Luiz Fernando, Caio Barros, Eduardo, Daniel, Ian e Gustavo. Técnico: Roberto Castro.
Semifinal | LNF 2024
Ida
Pato-PR 3 x 2 Jaraguá-SC;
Umuarama-PR 2 x 2 Praia Clube-MG.
Volta
Jaraguá-SC 4 (2 x 0) 0 Pato-PR;
Praia Clube-MG x Umuarama-PR | 01/12 às 11h | CazéTV, SporTV, Bandsports e LNFTV.
Saiba mais além do futsal: Futebol: Botafogo é campeão da Libertadores com vitória incontestável
Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp