Esportes

Futebol: Palmeiras é campeão do Brasileirão da Série A de 2023

No Z4, o Santos cai pela primeira vez na história; confira os detalhes da última rodada

07/12/2023

Futebol: Palmeiras é campeão do Brasileirão da Série A de 2023

Foto: Palmeiras/Divulgação

O Campeonato Brasileiro de futebol mais louco e imprevisível dos últimos anos terminou da maneira mais familiar possível: com o Palmeiras bicampeão consecutivo. O empate por 1 a 1 com o Cruzeiro (gols de Endrick e Nikão), nesta quarta-feira (6), no Mineirão, foi mera formalidade para fechar aquela que será considerada a maior virada da história dos pontos corridos.

O Palmeiras da cabeça fria não se abalou quando caiu na Copa do Brasil diante do rival São Paulo, eliminado da Libertadores em casa, nas semifinais contra o Boca Juniors e nem quando se viu a 14 pontos do líder Botafogo na única competição que havia sobrado em 2023. Aí entrou o Palmeiras do coração quente, do fenômeno Endrick e do incansável Abel Ferreira.

Pouco a pouco, o Verdão dizimou a vantagem dos rivais e, quando assumiu a liderança, até o maior hater sabia que ela não trocaria mais de dono (só o próprio palmeirense, pessimista por natureza, temia um desfecho diferente). Porém, este Palmeiras tem tudo: é o DNA vencedor e é a Terceira Academia. Para o Cruzeiro, rival do jogo do título, também houve alegria: o time está classificado para a Copa Sul-Americana de 2024.

Vila Belmiro

O Santos vive a página mais triste de sua nobre história de 111 anos no futebol. Pela primeira vez, disputará a Série B do Brasileirão em 2024. Sacramentado com a derrota por 2 a 1 para o Fortaleza nesta quarta-feira (6), na Vila Belmiro, o rebaixamento era um fantasma para o torcedor alvinegro já há três anos, desde 2021 o clube frequentou as últimas posições do campeonato nacional e também do Paulistão. Marinho, ex-atacante do Peixe, e Lucero fizeram os gols do Leão, Messias anotou para o Santos. A última rodada começou com o Santos dependendo apenas de si.

Futebol: Palmeiras é campeão do Brasileirão da Série A de 2023

Foto: Abner Dourado/AGIF

Uma vitória bastaria para o Peixe se livrar e o clube também escaparia da queda em caso de derrotas de Bahia e Vasco. Porém, além de não fazer sua parte, o time comandado por Marcelo Fernandes viu os dois adversários ganharem seus jogos. O Tricolor bateu o Atlético-MG por 4 a 1, enquanto o Cruz-Maltino venceu o Bragantino por 2 a 1. Assim, o Santos ficou no 17º lugar, com 43 pontos. Com o triunfo, o Fortaleza encerrou o Brasileirão na 10ª posição, classificando-se para a Sul-Americana do ano que vem.

Futebol: Palmeiras é campeão do Brasileirão da Série A de 2023

Foto: Reprodução/Globo

A partida terminou em confusão, com episódios de vandalismo na Vila Belmiro. Logo após o segundo gol do Fortaleza, bombas começaram a explodir dentro e fora do estádio e objetos foram atirados no gramado. Além disso, houve também tentativa de invasão de campo. Os jogadores do clube cearense saíram correndo para os vestiários, e Vuaden encerrou o jogo, também deixando o gramado com seus companheiros de arbitragem. Na sequência, houve conflito entre torcedores e policiais nos arredores do estádio.

Em Salvador

O Bahia goleou o Atlético-MG por 4 a 1, na Arena Fonte Nova, e confirmou a manutenção na Série A do Campeonato Brasileiro. A partida disputada na noite desta quarta-feira (6) teve gols de Cauly, Luciano Juba, Thaciano e Ademir para o Tricolor. O Galo descontou com Paulinho, artilheiro da competição nacional com 20 bolas na rede.

Beira-Rio

Para o Inter, uma despedida digna diante do seu torcedor. Para o Botafogo, o fim de uma temporada que parecia de sonho e se tornou melancólica. O 3 a 1 da noite desta quarta-feira (6), no Beira-Rio, fez justiça a quem mais se expôs em busca da vitória pela última rodada do Brasileirão. Enner Valencia, Alan Patrick e Pedro Henrique marcaram para os gaúchos, enquanto Janderson descontou para o ex-líder que terminou até fora do G4.

Com o resultado, o Botafogo, que liderou o Brasileirão por 31 rodadas, terminou na quinta colocação, com 64 pontos, e vai para a fase preliminar da Copa Libertadores. Como se não bastasse, termina o ano com um jejum de 11 partidas sem vitória. Já o Inter vive o outro lado da moeda e se despede do torcedor colorado com quatro vitórias consecutivas, na nona colocação, com 55 pontos.

Capital paulista

Campeão da Copa do Brasil em cima do Flamengo, o São Paulo encerrou o ano com nova vitória sobre o rival rubro-negro. Luciano marcou o único gol do jogo no Morumbi. O Flamengo terminou a competição na quarta colocação, com 66 pontos. O São Paulo, com 53, encerrou sua participação no 10º lugar. O jogo foi de nível baixo, e o São Paulo foi superior nas duas etapas, já o Flamengo não teve oportunidades de gols e mereceu perder.

São Januário

“No va a bajar!” O Vasco venceu o Bragantino por 2 a 1 em São Januário e garantiu a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Com gols de Paulinho e Serginho, Léo Ortiz marcou para o time paulista, os comandados de Ramón Díaz sofreram e só marcaram o gol do alívio aos 36 minutos do segundo tempo.

Futebol: Palmeiras é campeão do Brasileirão da Série A de 2023

Foto: Vasco/Divulgação

Não foi dos jogos mais vistosos e a tensão marcou São Januário do início ao fim. Empurrado pela torcida, o Vasco venceu em casa no sufoco e tomando sustos. A equipe chegou a frequentar a zona de rebaixamento enquanto a partida estava empatada em 1 a 1, mas a vitória garantiu o time na Série A em 2024.

No Maracanã

O Grêmio venceu o Fluminense por 3 a 2, de virada, e encerrou o Campeonato Brasileiro como vice-campeão. Arias abriu o placar, de pênalti, mas o time gaúcho virou ainda no primeiro tempo, com Suárez e Galdino. Na etapa final, Luisito marcou mais um, em cobrança de penalidade. John Kennedy ainda diminuiu o prejuízo para o Flu, mas não evitou a derrota.

Em Curitiba

Num dos jogos mais desinteressantes da última rodada, o Corinthians venceu fácil o Coritiba por 2 a 0 num Couto Pereira completamete vazio, já que o Coxa teve de cumprir suspensão imposta pelo STJD pela briga entre torcedores na partida Coritiba x Cruzeiro, na 34ª rodada. Ainda na primeira etapa, o Timão construiu o placar com gols de Fausto Vera e Ángel Romero.

Sem força para reagir, o Coritiba criou muito pouco e se despediu da Série A com mais uma derrota. Foi a 24ª derrota do Coritiba, em 38 rodadas. Com 30 pontos, o Coxa terminou a competição na penúltima posição. O Corinthians, com a vitória, atingiu os 50 pontos, finalizando a competição na 13ª posição.

Arena Pantanal

O Cuiabá se despediu do Campeonato Brasileiro de 2023, com chave de ouro. Com gols marcados por Clayson (2x), e Derik Lacerda, o Dourado superou o Athletico-PR por 3 a 0 na Arena Pantanal, em Cuiabá, em duelo válido pela última rodada da Série A, as duas equipes fecham a competição com vaga garantida na Sul-Americana de 2024.

Em Goiânia

No duelo de rebaixados, o Goiás levou a melhor e venceu o América-MG por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (6), pela 38ª e última rodada da Série A. Luís Oyama fez o único gol da partida no Estádio da Serrinha, em Goiânia, no que foi uma despedida melancólica dos dois clubes da elite. Em 2024, ambos estarão na Série B.

O Goiás termina o Brasileirão com 38 pontos, na 18ª posição. O clube já havia sido rebaixado com duas rodadas de antecedência. O América-MG também já havia caído há muito tempo e foi o lanterna da competição, com apenas 24 pontos ganhos e a pior defesa da história: incríveis 81 gols sofridos.

Saiba mais além do futebol: Futsal: No último minuto, Jaraguá busca empate contra Joinville

Futsal: Assista ao vivo Jaraguá x Joinville pelo estadual

Foto: Paulinho Sauer/Jaraguá Futsal

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x