Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.
Futebol: Jovem promete à falecida mãe que será atleta profissional e passa na seletiva do Criciúma
Joana Gamperl, de 13 anos, começa a trilhar o sonho de ser jogadora de futebol
02/01/2024
Fonte: GE
A perda da mãe se tornou uma motivação para a busca de um sonho. A jovem Joana Gamperl, de Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí, prometeu a ela que seria jogadora de futebol e essa promessa fez a atleta de 13 anos chegar na base do Criciúma. O Cruzeiro, de Presidente Getúlio, foi o clube que abriu as portas para Joana dar os primeiros chutes no campo.
“Eu cresci com meu irmão e meu primo e sempre me apeguei ao futebol. Eu tinha um grande sonho de jogar futebol, mas nunca tive a oportunidade de jogar no campo, até que uns amigos falaram do Cruzeiro. Agradeço muito a eles por abrirem essa porta para mim”, afirmou Joana. Joana começou a treinar no Cruzeiro em abril de 2023, e a mãe da jovem, além de levá-la aos treinos, acompanhava os trabalhos no campo.
“Ela sempre me levava, chegou a ver uns quatro treinos e sempre ficava na arquibancada sorrindo quando eu fazia gol, isso me marca. Sempre que faço um gol eu agradeço a ela”, declarou. Contudo, em maio, começaram os dias difíceis para a família de Joana. A jovem, que já não tinha o pai, que faleceu quando Joana ainda era pequena, perdeu a mãe por complicações no coração.
“Fui visitar ela [na UTI] e fiquei duas horas e meia na sala com ela, mas foram as melhores duas horas e meia da minha vida. A gente ficou rindo, foi o melhor dia da minha vida”, contou Joana, emocionada. “Naquele dia no hospital eu prometi para minha mãe que ia virar jogadora e que, por ela, esse sonho vai se realizar”, completou.
A virada de jogo de treinar com os meninos no Cruzeiro, para o Criciúma aconteceu com muita ajuda dos profissionais do Cruzeiro. Depois da primeira reportagem feita pela emissora RBA TV Alto Vale com a Joana, Odenílson Pereira, presidente do clube, recebeu diversas mensagens de times de futebol profissional para dar oportunidade para a atleta e Odenílson começou a prospectar lugares para a jovem.
Contudo, um tio de Joana a incentivou para tentar uma seletiva do futebol feminino de base no Criciúma, onde ela conseguiu a vaga. “Sem palavras para descrever o tanto que eu fiquei feliz naquela hora [quando foi aprovada na seletiva]. Foi um momento inesquecível. Quero agradecer muito o meu tio Norberto, que sempre acreditou em mim, me motivou a ir para Criciúma. Para mim ele é como um pai, uma pessoa muito especial para mim”, relatou.
“Quero agradecer muito minha mãe e meu pai, que estão lá no céu me iluminando e trazendo esses anjos na minha vida. É muito gratificante”, finalizou a jovem sobre as pessoas que ajudaram ela no Cruzeiro. Joana participou da seletiva do Criciúma no dia 16 de dezembro, com cerca de 180 meninas nascidas entre 2006 e 2013.
Saiba mais: Futebol: PSG anuncia a contratação do zagueiro Lucas Beraldo, ex-São Paulo
Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp