Esportes

Futebol: Filipe Luís se destaca em menos de um ano como treinador profissional

Apesar do título da Copa do Brasil, o jaraguaense teve atrito com Gabriel Barbosa e o Flamengo afastou o atacante da partida nesta quarta-feira (13)

13/11/2024

Futebol: Filipe Luís se destaca em menos de um ano como treinador profissional

Foto: Arquivo Pessoal

 

Fonte: GE

Duzentos e noventa e sete dias, esse é o tempo que Filipe Luís viveu desde a sua primeira experiência como técnico de futebol, ainda no sub-17 do Flamengo, até o seu primeiro título como treinador profissional. O Rubro-Negro conquistou o pentacampeonato da Copa do Brasil em cima do Atlético-MG, em Belo Horizonte, no domingo (10). Aliás, Filipe Luís deixou a Europa em 2019 para viver o sonho de vestir a camisa do Flamengo, o seu clube do coração no futebol.

 

Os cinco anos dentro das quatro linhas foram de muitas conquistas, 10 títulos, e o tornou um dos maiores laterais da história do Rubro-Negro. Então, a identificação com o clube e o desejo de se manter ativo no futebol fez Filipe Luís aceitar o projeto da base e se tornar técnico do sub-17.  Em 18 de janeiro, o Flamengo anunciou o ex-lateral, recém aposentado, como treinador da categoria. A passagem pelo sub-17 foi rápida, mas vitoriosa, Filipe Luís conquistou o primeiro título da carreira como treinador.

 

O Flamengo superou o Vasco da Gama, nos pênaltis, dentro do Estádio de São Januário e se consagrou campeão da Copa Rio. Porém, foi a despedida como treinador da categoria, foram 20 jogos pelo sub-17: 16 vitórias, nenhum empate e quatro derrotas, com 53 gols marcados e 17 gols sofridos. Então, apenas cinco meses no comando até o técnico Filipe Luís assumir um novo desafio na recente carreira como treinador de futebol: o sub-20.

 

Filipe Luís foi o escolhido para substituir Mário Jorge e já tinha um enorme desafio pela frente: o intercontinental da categoria. Em agosto, três meses após assumir o sub-20, Filipe conquistou o segundo título da carreira. Depois disso, teve pouco mais de um mês na base antes de assumir o que viria a ser o maior desafio como técnico: o profissional do Flamengo. No sub-20 foram 17 jogos: 10 vitórias, cinco derrotas e dois empates. Ao todo, 24 gols marcados e 17 gols sofridos.

 

Chamada do time principal

Portanto, o convite veio com a saída de Tite após eliminação nas quartas de final da Libertadores. Em coletiva, Filipe Luís disse que foi simples aceitar o desafio. Aliás, a estreia aconteceu dias depois, com o Maracanã lotado, em uma semifinal de Copa do Brasil, contra o Corinthians. O cartão de visitas chamou atenção: 1 a 0, com um bom desempenho.

 

“O Flamengo foi me buscar em Madri, agora eles vieram me buscar no campo 6, na base. É óbvio que eu vou aceitar, é impossível dizer não para o Flamengo. É um desafio muito importante que não teve nenhum tipo de negociação, porque obviamente estou onde quero estar”, comentou durante a apresentação no Ninho do Urubu, CT do Flamengo.

 

Sendo assim, Filipe Luís conquistou o primeiro título como técnico profissional após apenas nove jogos no Flamengo: seis vitórias, dois empates e uma derrota. Não à toa, marcou o nome na história do clube com mais uma escrita: o técnico do século 21 a conquistar um título com menos número de jogos, superando o Ney Franco na Copa do Brasil em 2006.

 

Sendo assim, a Arena MRV foi o palco do primeiro título da carreira de Filipe Luís como treinador profissional. No jogo que coroou a taça, aliás, o treinador reforçou o que foi visto desde a sua estreia: um técnico participativo, falante, que interage com os jogadores e com os seus auxiliares. Além disso, vibra a cada jogada.

 

Futebol: Filipe Luís festeja conquista internacional no Maracanã pelo Flamengo

Foto: André Durão

 

Jogos de Filipe Luís no profissional do Flamengo

Flamengo 1 x 0 Corinthians (Semifinal da Copa do Brasil);

Bahia 0 x 2 Flamengo (Campeonato Brasileiro);

Flamengo 0 x 2 Fluminense (Campeonato Brasileiro);

Corinthians 0 x 0 Flamengo (Semifinal da Copa do Brasil);

Flamengo 4 x 2 Juventude (Campeonato Brasileiro);

Internacional 1 x 1 Flamengo (Campeonato Brasileiro);

Flamengo 3 x 1 Atlético-MG (Final da Copa do Brasil);

Cruzeiro 0 x 1 Flamengo (Campeonato Brasileiro);

Atlético 0 x 1 Flamengo (Final da Copa do Brasil).

 

Discussão com Gabriel Barbosa

“P…, tá de sacanagem que ele está me tirando”, essa foi a reação de Gabriel Barbosa ao saber que seria substituído por Bruno Henrique durante o intervalo da partida que deu o pentacampeonato da Copa do Brasil ao Flamengo, no último domingo (10), contra o Atlético-MG. Ele deu as costas e se isolou ao saber da mexida, foi o começo de um comportamento que, para a direção do clube, justificou o afastamento anunciado nesta terça-feira (12).

 

As palavras foram ditas já a alguns metros de onde os atletas que jogariam o segundo tempo estavam posicionados, as reclamações aconteceram diante de funcionários. Gabriel, apesar das palavras carinhosas endereçadas a Filipe Luís e ao elenco após o jogo, também não cumprimentou Bruno Henrique e nem foi apoiá-lo antes da substituição.

 

Após contato da reportagem com a assessoria do atleta, Gabriel Barbosa disse que a reação de irritação pós substituição dentro do vestiário não aconteceu. Momentos após veículos de imprensa noticiarem o fato de ele não ter gostado da mexida, o jogador postou uma foto em que dá um abraço apertado no treinador.

 

Jogadores que foram dar um banho de água gelada em Filipe Luís durante a entrevista coletiva convidaram Gabriel para participar da brincadeira, mas ele rechaçou prontamente. Já fora da Arena MRV, Gabriel Barbosa enviou um convite para uma festa do título que faria na casa dele, tal comemoração aconteceria ao mesmo que a organizada pelo Flamengo.

 

O camisa 99 não foi à festa oficial do clube e os companheiros não compareceram na que ele deu, essas atitudes irritaram a diretoria do Flamengo, que julgou a entrevista dada ainda no gramado, na qual disse que não permaneceria no clube, fora de timing e um posicionamento egoísta.

 

Saiba mais além do futebol: Tênis de Mesa: Jaraguá do Sul fecha Campeonato Municipal

Foto: Secel/Divulgação

Saiba mais: Jasc: Primeiro dia de Jaraguá do Sul tem vitórias do basquete, futsal e vôlei

Jasc: Primeiro dia de Jaraguá do Sul tem vitórias do basquete, futsal e vôlei

Foto: Secel/Divulgação

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x