Esportes

Futebol: Fifa anuncia datas da Copa do Mundo Feminina de 2027

A abertura será no dia 24 de junho, em estádio a ser definido no Brasil

11/12/2024

Futebol: Fifa anuncia datas da Copa do Mundo Feminina de 2027

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

 

A data da abertura da Copa do Mundo Feminina de futebol já foi definida e o jogo inaugural será no dia 24 de junho de 2027, já a final do mundial acontecerá, por sua vez, no dia 25 de julho do mesmo ano. Sendo assim, o anúncio foi feito nesta terça-feira (10) durante a 30ª reunião do Conselho da Fifa. Em maio, o Brasil foi escolhido para receber o Mundial Feminino com uma votação histórica.

 

Aliás, a candidatura liderada pela CBF obteve 119 votos na eleição promovida no Congresso da Fifa. “A reunião foi muito proveitosa e já podemos anunciar aos torcedores as datas da Copa do Mundo de 2027, que será o melhor mundial da história”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Portanto, ele participou da reunião virtual comandada pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino.

 

“Este torneio histórico terá um impacto enorme não apenas na América do Sul, mas em todo o mundo”, acrescentou. No encontro, a Fifa também definiu como será a classificação das Seleções para o Mundial. De acordo com a entidade, 29 equipes sairão diretamente das eliminatórios continentais. Além do Brasil, que está garantido por ser o país-sede, a América do Sul terá mais três representantes.

 

Veja a distribuição das vagas abaixo

  • Ásia: seis vagas diretas;
  • África: quatro vagas diretas;
  • Américas do Norte e Central: quatro vagas diretas;
  • Oceania: uma vaga direta;
  • Europa: 11 vagas diretas;

 

As três vagas restantes serão decididas por meio de um torneio de mata-mata de 10 equipes, compreendendo duas fases, com a seguinte alocação de vagas:

  • Duas vagas de mata-mata para a Ásia;

 

  • Duas vagas de mata-mata para a África;

 

  • Duas vagas de mata-mata para as Américas do Norte e Central (ambas as vagas para se classificar automaticamente para a segunda fase com base no desempenho esportivo no torneio de mata-mata da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023™);

 

  • Duas vagas de mata-mata para a América do Sul (equipe com melhor classificação de acordo com o Ranking Mundial Feminino da FIFA/Coca-Cola para se classificar automaticamente para a segunda fase devido à classificação do Brasil como anfitrião da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027);

 

  • Uma vaga de mata-mata para a Oceania;

 

  • Uma vaga de mata-mata para a Europa (para se classificar automaticamente para a segunda fase com base no desempenho esportivo no torneio de mata-mata da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023).

 

Formula de disputa

A primeira fase do torneio de mata-mata ocorrerá em novembro e dezembro de 2026, em um local centralizado, com seis equipes classificadas com base no último Ranking Mundial Feminino da FIFA antes do sorteio do mata-mata.

 

As duas melhores equipes se classificarão para a fase final do mata-mata a ser disputada em um local centralizado em fevereiro de 2027, na qual serão acompanhadas por duas equipes da Concacaf, uma da Conmebol e uma da UEFA.

 

As seis equipes serão sorteadas em três caminhos, com uma partida eliminatória direta para determinar as três equipes classificadas para o mundial feminino. Aliás, equipes da mesma confederação não poderão ser sorteadas no mesmo pote.

 

Saiba mais além do futebol: Futsal: Eka relembra reformulação no Jaraguá até voltar à decisão

Futsal: Eka relembra reformulação no Jaraguá até o time voltar à decisão da LNF

Foto: Mauricio Moreira

Saiba mais do futebol: Champions League: Veja o resumo da rodada na competição europeia

Champions League: Veja o resumo da rodada na competição europeia

Foto: Juventus-ITA/Divulgação

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x