Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.
Futebol: Botafogo vence o São Paulo e conquista o tri do Brasileirão
Veja o resumo completo da última rodada do Campeonato Brasileiro de 2024
08/12/2024
O ano já era histórico depois da conquista da Libertadores, em 2024. Agora, se transformou em uma raridade no futebol. Neste domingo (8), o Botafogo venceu por 2 a 1 o São Paulo, no Nilton Santos, com gols de Savarino e Gregore, William Gomes descontou, e conquistou o tri do Campeonato Brasileiro.
Aliás, o Botafogo terminou o Brasileirão da Série A com 79 pontos, seis a mais do que o vice-campeão Palmeiras. Portanto, o time somou 59 gols marcados, o terceiro melhor ataque da competição, e sofreu 29 gols, sendo a melhor defesa do torneio. Já o São Paulo ficou em sexto lugar, com 59 pontos.
Ao conquistar a Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro no mesmo ano, o Botafogo igualou a marca do Santos de Pelé em 1962 e 1963 e do Flamengo em 2019. Luiz Henrique, camisa 7 do Botafogo com número imortalizado por Garrincha, recebeu o prêmio de melhor jogador da competição.
Sendo assim, o Botafogo agora volta suas atenções para a Copa Intercontinental de Clubes. Nesta quarta-feira (11), o time pega o Pachuca, do México, em Doha, no Catar, pelas quartas de final. O vencedor do confronto pega o Al Ahly, do Egito, na semifinal. Aliás, o Real Madrid está garantido na grande final.
Capital paulista
O Fluminense venceu o Palmeiras por 1 a 0 neste domingo (8), no Allianz Parque, e, enfim, conseguiu se livrar do rebaixamento à Série B. O gol salvador de Serna serviu para trazer alívio ao time de Mano Menezes e ainda garantir uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem, alento para um ano muito difícil da equipe carioca.
O Verdão, por sua vez, tinha poucas esperanças de título, jogou mal e saiu vice-campeão, nem se vencesse levaria a taça, já que o Botafogo venceu o São Paulo e não poderia mais ser alcançado. Aliás, as vaias da torcida no apito final mostram que o palmeirense ficou com um gosto amargo na temporada e espera dias melhores em 2025.
No Rio de Janeiro
No último jogo de futebol do Gabriel Barbosa pelo Flamengo, com mais de 67 mil torcedores no Maracanã, o Vitória tentou ser um estraga prazeres e os dois times protagonizaram um animado confronto de quatro gols.
Portanto, o Leão Baiano esteve duas vezes à frente do placar, com Alerrandro e Janderson, e ficou perto de colocar água no chope dos rubro-negros cariocas, mas o próprio Gabigol e Ayrton Lucas garantiram a reação.
No Ceará
O Fortaleza venceu o Internacional por 3 a 0 neste domingo (8), na Arena Castelão, na última rodada do Brasileirão. Sendo assim, Moisés (2x) e Tinga marcaram os gols da partida.
Com o resultado, o Leão do Pici chegou aos 68 pontos e retomou a quarta posição do próprio adversário de hoje, enquanto o Internacional, com 65, caiu para o quinto lugar.
Porto Alegre
Mesmo com os objetivos já alcançados na temporada, Grêmio e Corinthians fizeram um bom jogo de futebol neste domingo (8) na Arena, em Porto Alegre, pelo Brasileirão. Melhor para o Timão, que em uma tarde inspirada de Memphis Depay venceu por 3 a 0 e conquistou a nona vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro da Série A.
Yuri Alberto, de pênalti, abriu o placar nos acréscimos do primeiro tempo. Aliás, ele terminou o campeonato na artilharia junto com Alerrandro, do Vitória: 15 gols cada. O volante Charles, de cabeça, ampliou na segunda etapa e o próprio holandês fechou o placar com um golaço de bicicleta também nos acréscimos, mas da segunda etapa.
No Nordeste
“Libertadores, sou eu quem vou!”, esse é o refrão que foi cantado pela torcida do Bahia depois que o time venceu o Atlético-GO por 2 a 0 e garantiu vaga no G8 para disputar a competição continental em 2025. Aliás, Thaciano e Luciano Rodríguez marcaram os gols do Tricolor na Arena Fonte Nova.
Serra gaúcha
Em jogo eletrizante no Estádio Alfredo Jaconi, o Cruzeiro venceu o Juventude por 1 a 0 na tarde deste domingo (8). Sendo assim, o gol da partida foi marcado pelo jovem atacante Tevis ainda no primeiro tempo.
Na busca pelo gol de empate, os gaúchos pressionaram durante toda a etapa final, mas esbarraram em uma bela atuação do goleiro experiente Cássio, que realizou pelo menos três grandes defesas no jogo de futebol.
Mesmo com a vitória, a Raposa ficou de fora da Taça Libertadores, mas disputará a Sul-Americana em 2025. Enquanto, para o Juventude, o resultado tirou a possibilidade de ida a competição continental da Sula.
Mato Grosso
O Cuiabá se despediu de maneira melancólica do Campeonato Brasileiro da Série A, neste domingo (8), na Arena Pantanal, na capital do mato-grossense.
O Vasco da Gama venceu fora de casa por 2 a 1, dois de Vegetti para os visitantes e um de Derik para os mandantes, e deixou o time cuiabano na lanterna.
Aliás, os vascaínos terminaram na 10ª posição, com 50 pontos ganhos e vaga garantida na Sul-Americana, já o Cuiabá vai disputar a Série B nacional em 2025.
Interior paulista
O Red Bull Bragantino goleou o Criciúma por 5 a 1 na tarde deste domingo (8), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela última rodada do Brasileirão.
O Massa Bruta começou a rodada no Z4, mas a vitória garantiu a permanência do clube paulista na primeira divisão, já o Tigre entrou em campo já rebaixado.
Os atletas Juninho Capixaba, Vinicinho, Eduardo Sasha, Mosquera e Jhon Jhon anotaram os gols do Bragantino, enquanto Rodrigo anotou o tento do Criciúma.
Belo Horizonte
Tensão, drama, nervosismo para os dois lados durante o jogo de futebol. No fim, alívio para o Atlético-MG e desespero para o Athletico-PR. O Galo venceu o Furacão por 1 a 0, com gol de Rubens no segundo tempo, afastou o risco de queda e garantiu vaga na Sul-Americana de 2025, na rodada final do Brasileirão. Já o Furacão, no ano do centenário, está rebaixado à Série B.
Todos os holofotes estavam voltados para nomes como Hulk, que mostrou liderança e não se omitiu no jogo, e Gustavo Scarpa, mas quem foi o protagonista do fim do drama do Atlético-MG foi Rubens. O polivalente lateral, revelado na base do Galo e que se profissionalizou em 2021, sofreu o pênalti, perdido por Hulk, e marcou no rebote do goleiro para alívio atleticano.
A temporada do futebol cheia de expectativas do Atlético-MG, potencializadas com as finais da Copa do Brasil e da Libertadores, mas amargadas com vices em ambas as decisões, terminou com alívio por afastar o risco de queda no Brasileirão e vaga na Sul-Americana, criando um cenário um pouco melhor para o calendário em 2025 do clube alvinegro de Minas Gerais. Aliás, a vitória deste domingo (8) ainda encerrou um jejum longo de 12 partidas do Galo na temporada em 2024.
Porém, o Athletico-PR teve um capítulo final trágico no já conturbado e dramático ano do centenário do clube. Apesar de ter conquistado o Campeonato Paranaense, o Furacão amargou eliminações na Copa do Brasil e na Sul-Americana e viu o sonho do G6 no Brasileirão, objetivo traçado no início, se transformar em rebaixamento. Com os resultados, o time entrou no Z4 por volta dos 14 minutos do primeiro tempo e não saiu mais. Sendo assim, o clube volta à Série B depois de 12 anos.
Saiba mais além do futebol: Futsal: Arena Jaraguá chega à marca de 100 mil pessoas em 2024
Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp