Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.
Futebol: Botafogo bate o Internacional e fica a um ponto do título do Brasileirão
Palmeiras marca no fim, vence Cruzeiro e adia decisão do troféu; veja os outros cinco jogos desta quarta-feira (4) e a tabela completa
05/12/2024
O Botafogo venceu o Internacional por 1 a 0 no Beira-Rio, nesta quarta-feira (4), e se aproximou do título no futebol do Brasileirão, precisando apenas de um empate na última rodada para conquistar a taça. Portanto, a equipe carioca abriu o placar com golaço de Savarino no início do jogo e soube segurar o ímpeto dos gaúchos para sair de Porto Alegre com a vitória.
Sendo assim, o Botafogo foi a 76 pontos e está a um ponto do título no Campeonato Brasileiro. O Fogão será campeão brasileiro caso vença ou empate com o São Paulo no domingo (8), no Estádio Nilton Santos, na última rodada da competição nacional. Aliás, o Palmeiras enfrentará o Fluminense no Allianz Parque precisando da vitória e de uma derrota do Botafogo.
Belo Horizonte
Praticamente no último lance, o Palmeiras ganhou sobrevida na briga pelo título do Campeonato Brasileiro de futebol. Sem a presença de público, o Verdão venceu o Cruzeiro por 2 a 1, nesta quarta-feira (4), no Mineirão, pela penúltima rodada do Brasileirão.
A partida foi disputada com os portões fechados no estádio por determinação da CBF, por causa de incidentes entre as organizadas dos dois clubes em outubro deste ano, na rodovia de São Paulo, que liga os dois estados vizinhos, com morte de torcedor do Cruzeiro.
Aliás, os gols saíram só no segundo tempo. Sendo assim, Matheus Pereira abriu o placar para a Raposa. Depois, Maurício, ex-Cruzeiro, deixou tudo igual. Aos 44, porém, Estêvão, outra cria da Toca, fez um golaço cobrando falta e garantiu a vitória palmeirense.
Com o resultado, o Palmeiras chega vivo à última rodada, mas três pontos atrás do líder Botafogo. Por outro lado, o Cruzeiro complica sua situação na disputa por uma vaga na Taça Conmebol Libertadores em 2025 e faz as contas para a última rodada do ano.
Em Goiás
O Atlético-GO jogou muito bem e venceu o Fortaleza, terceiro lugar da classificação geral nesta temporada, na sua despedida em casa da Série A do Campeonato Brasileiro.
Já rebaixado, o Dragão fez 3 a 1, de virada, e passou a lanterna para o Cuiabá, do Mato Grosso. Aliás, foi o último jogo do time de Goiânia no Estádio Antônio Accioly em 2024.
Portanto, Cardona abriu o placar para o Leão do Pici no primeiro tempo. Logo em seguida, Lucero perdeu um pênalti. Então, Derek deixou tudo igual ainda na etapa inicial.
No segundo tempo, Janderson e Alejo Cruz marcaram os gols da vitória do Atlético-GO. Sendo assim, o uruguaio foi o grande destaque do jogo, com um gol e duas assistências.
Sul catarinense
Mesmo sem aspirações no Campeonato Brasileiro, o Flamengo jogou sério e venceu o Criciúma com muita facilidade no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina: 3 a 0. Guillermo Varela, Bruno Henrique e Luiz Araújo marcaram os gols da partida. Com o resultado, o Rubro-Negro chegou a 69 pontos e se mantém na terceira colocação.
O Criciúma estacionou na 17ª colocação e complicou muito a sua situação na Série A. Se o Fluminense vencer o Cuiabá nesta quinta-feira (5), o Tigre será rebaixado. Embora o Criciúma tenha finalizado mais do que o Flamengo, 16 contra 10, o time carioca venceu sem fazer muita força dada a maior qualidade técnica da equipe.
No Rio de Janeiro
O Vasco derrotou o Atlético-MG por 2 a 0, em São Januário, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de futebol. Portanto, Vegetti e Philippe Coutinho marcaram os gols.
Aliás, a vitória assegurou o Vasco na próxima edição da Copa Sul-Americana em 2025. Porém, o Galo ainda luta para afastar pequeno risco de queda e confirmar vaga na Sula.
Capital paulista
O Juventude garantiu a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro ao vencer o São Paulo por 2 a 1 na noite desta quarta-feira (4), no MorumBIS, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sendo assim, Gabriel Taliari e Erick Farias fizeram os gols do time gaúcho, já Luciano marcou para o Tricolor.
Não foi um dos jogos mais empolgantes da competição, longe disso. Porém, no segundo tempo, o panorama mudou e houve mais emoção, principalmente depois da vantagem aberta pelos visitantes do Rio Grande do Sul, que agora podem comemorar a continuidade na elite do futebol brasileiro em 2025.
Na Bahia
O Vitória até pressionou pelo triunfo, mas o empate em 1 a 1 com o Grêmio, na noite desta quarta-feira (4), já valeu muito para o time de Salvador.
Após se livrar do rebaixamento na última rodada, o Leão garantiu vaga na Sul-Americana e volta a disputar uma competição internacional após oito anos.
Lateral direito João Pedro, do Grêmio, abriu o placar do jogo disputado no Estádio Barradão, já o atacante Alerrandro deixou tudo igual na etapa final.
Saiba mais além do futebol: Futsal: JEC supera Criciúma na prorrogação e vai à final da Série Ouro
Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp