Fujama quer intensificar castração animal e fará mapeamento dos pets
Fujama quer intensificar castração animal e fará mapeamento dos pets. O objetivo é melhorar a situação de cães e gatos errantes no município
27/03/2025
Fujama quer intensificar castração animal e fará mapeamento dos pets – A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) vai intensificar, a partir deste ano, o Programa de Castração Animal. Segundo o presidente Anderson Kassner, o objetivo é melhorar a situação de cães e gatos errantes no município. “Apesar dos esforços da Fujama nos últimos anos, percebemos que a procriação desses animais ainda é muito grande. Hoje, por exemplo, uma gata pode dar à luz de cinco a seis filhotes em 61 dias. Isso pode gerar problemas de saúde pública, como zoonoses, entre outros agravantes”, observou Kassner.
divulgação
Em 2024, a Fujama castrou 1.971 animais, entre cães e gatos, tanto em clínica quanto na unidade móvel veterinária, conhecida como “castramóvel”. O programa atendeu gratuitamente famílias residentes em Jaraguá do Sul com renda de até cinco salários mínimos. Além de castrados, os animais também foram chipados.
Kassner destaca que será realizado um novo mapeamento para identificar as pessoas do município que ainda não foram atendidas. A ideia foi bem recebida pelo prefeito Jair Franzner. “De pronto, ele achou ótima esta iniciativa. Agora, só precisamos definir qual Secretaria irá nos auxiliar neste trabalho”, adiantou.
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital27