Jaraguá do Sul

Fujama intensifica castração de cães e gatos para controle populacional

Programa busca reduzir número de animais abandonados e prevenir problemas de saúde pública em Jaraguá do Sul

25/03/2025

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) vai ampliar o Programa de Castração Animal a partir deste ano. A iniciativa tem como objetivo reduzir a população de cães e gatos abandonados nas ruas e minimizar riscos sanitários, como a transmissão de zoonoses.

 

 

Em 2024, 1.971 animais passaram pelo procedimento gratuito, que atendeu famílias com renda de até cinco salários mínimos. Além da castração, os cães e gatos foram microchipados, facilitando sua identificação e controle.

Divulgação

Mapeamento para novas ações

 

Segundo o presidente da Fujama, Anderson Kassner, a ampliação do programa incluirá um mapeamento detalhado para identificar as regiões com maior necessidade de atendimento. “Precisamos saber onde estão esses animais, com quem estão e em quais bairros há maior demanda. Assim, poderemos direcionar melhor o trabalho do castramóvel”, explicou.

Apoio da Prefeitura

 

A proposta de intensificar o programa recebeu o aval do prefeito Jair Franzner, que agora estuda qual secretaria poderá auxiliar na execução do mapeamento. “A ideia é garantir que o serviço chegue a quem realmente precisa, principalmente para quem tem dificuldade de locomoção até as clínicas credenciadas”, destacou Kassner.

Com a ampliação do programa, a Fujama reforça seu compromisso com o bem-estar animal e a saúde pública, prevenindo a superpopulação de cães e gatos nas ruas da cidade.

 

 

 

 

 

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa

Notícias relacionadas

x