Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Frente Parlamentar da BR-280 será lançada no dia 2 de maio
O contrato foi assinado pelo valor de R$ 1 bilhão
27/04/2023
As obras de duplicação e melhorias da BR-280 impactam sobremaneira a vida do catarinense, principalmente no bolso. É que os problemas de trafegabilidade e segurança viária afetam de forma significativa o transporte de cargas. Toda a safra agrícola e produção industrial passa pela rodovia para chegar ao Porto de São Francisco do Sul, condição esta que impacta diretamente no bolso do consumidor.
Somente o custo de logística da indústria catarinense gerado por estes impactos, é de 14% do valor do faturamento bruto das empresas, 55% superior aos praticados nos EUA. Isso para uma rodovia cujo entorno apresenta pujante atividade econômica, congrega cerca de 45 mil estabelecimentos, os quais empregam 506 mil trabalhadores, com uma população de 1,6 milhão, que em 2022 contribuíram para gerar o equivalente a 25% do PIB de Santa Catarina.
Outro problema potencializado com os atrasos nas obras da BR-280 são os da atividade turística, sobretudo em períodos de verão, o que, novamente, amplia perdas para a economia local, além de piorar o gargalo rodoviário.
Para garantir a trafegabilidade e segurança viária na região, o deputado estadual Maurício Peixer propôs a criação da Frente Parlamentar para acompanhar as obras da BR-280 na Assembleia Legislativa. “Precisamos entender os pormenores desta obra e criar mecanismos de busca de alternativas eficientes para finalmente conduzi-la para a frente”, destacou ao reforçar que o lançamento da frente será no dia 2 de maio de 2023, às 10h, na Alesc.
Assinatura do contrato original completa 10 anos em 2024
O projeto das obras de duplicação e melhorias na BR-280/SC, entre São Francisco do Sul e o contorno de Guaramirim e Jaraguá do Sul tem cerca de 75 km, dividido em três lotes: (1) em São Francisco do Sul, no entroncamento com a BR-101, com extensão de 36,68km; (2) no entroncamento da BR-101 com o início do contorno de Jaraguá do Sul, em um total de 14 km; e (3) no contorno de Jaraguá com Guaramirim, com quase 24 km.
O contrato foi assinado pelo valor de R$ 1 bilhão, a preços de 2014, segundo dados da Análise Expedita da Fiesc sobre a situação da rodovia e compreende a duplicação e os serviços de recuperação e restauração do pavimento da pista existente e a construção de viadutos, passarelas e pontes.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp