Frango Cozido Lentamente com Linguiça
Chegou a vez de alimentos mais substanciosos, enriquecidos. Começam a figurar batatas, ervas, caldos cremosos… Saudade de vó!
10/04/2021
A vida começa a tomar um ar de casa, proximidade, família. Chegou a vez de alimentos mais substanciosos, enriquecidos. Começam a figurar batatas, ervas, caldos cremosos… Saudade de vó! Eu tive uma avó polaca, a dona Chica que nunca atirou o pau no gato, só matava galinha.
Ela fazia doces e salgados rudes, assados lentamente em um forno a lenha que o meu avô fez atrás de casa.Eram refeições simples de sabor defumado, pães generosos, bolachas que derretiam na boca, bem aromáticas de araruta que nos tiravam das brincadeiras na capoeira.
A vida corria devagar como o cigarrinho, comprado no Getúlio Lenzi que a gente fumava escondido no rancho. Tão escondido que todo mundo sabia.
A Chica, fã de molhos e manteigas, com seus vestidos de flores grandes, fazia cucas que até hoje moram onde seria a minha cintura. De saudade da Chica vai um franguinho bem assado.
Frango Cozido Lentamente com Linguiça.
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de estigmas de açafrão
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo (é mascavo mesmo)
- 1 colher de sopa de páprica defumada
- Sal
- Pimenta
- 4 peitos de frango desossados
- 4 coxas de frango com osso e pele
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 8 dentes de alho – devia ter vampiros na Polônia também
- 300 gr de linguiça defumada
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 latas de 400 gr de tomate pelati (sem a pele) picado
- latas de 400 gr de feijão manteiga escorrido
- 1 maço, todinho, de salsinha
Mãos à obra
- Faça uma mistura cremosa da manteiga com o açafrão, o açúcar e a páprica. Tempere com sal e pimenta. Corte os peitos de frango ao meio no sentido do comprimento.
- Agora, esfregue bem esta pasta em todos os pedaços de frango, regue com o suco do limão. Reserve.
- Descasque o alho, corte a linguiça em meia lua. Em uma frigideira coloque o azeite e frite a linguiça em fogo médio até soltar gordura.
- Nessa mesma frigideira junte os tomates, os alhos e os feijões. Misture tudo e acerte sal e pimenta. Se a frigideira for ao fogo toca pra frente, senão passa pra uma travessa e junte as coxas com a pele pra cima e os peitos. Cubra com papel alumínio e asse por 2’30 h na menor temperatura do teu forno. Depois desse tempo, tire o alumínio e asse mais uns 15 minutos em forno a 200°.
- Salpique a salsinha e sirva. É de morrer. O feijão absorve o suco das carnes e fica numa cremosidade incrível. Escolha um pão rústico, faça uma mesa bem bonita, um vinho branquinho gelado e se acabe.
É bom demais.
Notícias relacionadas
Coluna: Turbulentas águas de março
Pois é, março foi até dia 31… E todos concordam que foi com certeza um mês de altos e baixos, em todos os sentidos. Desde os problemas para resolver no “quintal de casa”, como a alta de preços nos alimentos, considerando os custos do plantio, transporte, até chegar à mesa…