Foco em ser poliglota: conheça 5 aplicativos para aprender um novo idioma
Se você pensa em estudar um idioma novo mas quer fugir das práticas tradicionais, fique atento nas dicas de programas digitais para atingir esse objetivo.
01/03/2023
Aprender um novos idioma é essencial para a vida de muitas pessoas. Não apenas pelo trabalho, mas como fonte de conhecimento e também uma forma de se comunicar com o mundo, especialmente online. Com a internet, o inglês ganhou uma importância ainda maior, pois é a língua padrão internacional, mas há espaço e conteúdo para aprender de tudo.
E, se você deseja conhecer um novo idioma sem pagar nada e direto pelo seu celular ou computador, confira nossas dicas: selecionamos cinco aplicativos gratuitos que podem fazer você aprender uma nova língua sem sair de casa.
1. Duolingo
Começando pelo mais popular, o Duolingo é uma plataforma gratuita de ensino de idiomas com as opções de aprender até seis línguas, na versão em português.
Seja no site ou pelo aplicativo, são vários exercícios com metas diárias para um crescimento gradual e contínuo. As atividades podem até parecer repetitivas, mas existe um motivo: garantir a fixação do conhecimento.
A ferramenta evolui os níveis de desenvolvimento linguístico conforme o usuário avança e é uma plataforma constantemente atualizada com novos conteúdos.
2. LingoTube
O LingoTube é um aplicativo que gera legendas duplas em vídeos online, especialmente do YouTube, e ajuda muito na associação de palavras.
O aplicativo oferece duas opções de legendas ao mesmo tempo, diferente do player da própria plataforma de streaming, que só apresenta um de cada vez. Com o LingoTube você pode assistir a um vídeo em um idioma e ler sua tradução em dois idiomas.
3. LingoDeer
LingoDeer é um aplicativo para iniciantes, mas está nesta lista por um motivo: o ensino de idioma asiático como japonês, coreano e mandarim.
Aqui você tem uma forma bem intuitiva para aprender as primeiras palavras nessas línguas e identificar os ideogramas de cada uma a partir de jogos e interações. Além disso, apresenta explicações gramaticais e até pequenos vídeos.
4. Sounter
Esse é voltado para os amantes da música. Se, nas aulas, os professores usam muito as músicas para ensinar o som das palavras, as contrações do idioma e até a pronúncia, aqui temos uma biblioteca inteira para ser explorada de acordo com o seu estilo preferido.
O Sounter tem tanto em site quanto em aplicativo e ensina de uma forma bem intuitiva com as lacunas nas músicas para serem preenchidas. Você pode escrever ou soltar a sua voz e cantar nos mais diferentes níveis, inclusive uma versão só com o instrumental, quando estiver bem afiado.
O mais legal é que o algoritmo já detecta seu gosto nas primeiras músicas e passa a indicar outras do mesmo estilo, facilitando sua busca.
5. Podcasts
Por que não desenvolver o inglês se acostumando com ele? Os podcasts são uma boa ferramenta e o estouro deste formato de conteúdo proporcionado pela pandemia nos fez ter podcasts de todo tipo para todos os gostos.
No Inglês do Zero, você aprende sobre o estilo de vida de países com a língua inglesa em casos engraçados em que a língua é protagonista, tudo num programa leve para aprender sobre cultura desses lugares.
Essa é uma dinâmica parecida com outros podcasts, como o Italiano Fácil. Para o espanhol, Se Habla Español e Hoy Hablamos. Para o francês, Podcast Francês Iniciante. Para o alemão, nossa dica é o Deutschguês.
E tem podcasts de diversas línguas, incluindo cursos completos estilo audiobook que faziam sucesso na época dos CDs. Para ouvi-los, você pode baixar os aplicativos de música e acessar a área de podcasts.
Conteúdo original publicado por ND+
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital