Colunas

Flávio José: Começa a movimentação política em Jaraguá do Sul e Guaramirim

Flávio José – Começa nesta quinta-feira (7) e segue até 5 de abril o período para que os vereadores eleitos em 2020 possam trocar de partido…

07/03/2024

Flávio José!

 

JANELA ABERTA – Começa nesta quinta-feira (7) e segue até 5 de abril o período para que os vereadores eleitos em 2020 possam trocar de partido, sem perder o cargo. A lei dos partidos políticos abre essa “janela” para aqueles que estiverem descontentes possam buscar outras agremiações, até porque o mandato não pertence ao eleito e sim, ao partido. No entanto, quem quiser disputar a reeleição por outro partido, deve, obrigatoriamente, estar filiado até 6 de abril, seis meses antes da eleição.

 

Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br

 

JANELA ABERTA 1 – Existe muita expectativa sobre a dança das cadeiras. Extraoficialmente muitos já anunciaram o interesse de deixar as siglas de origem, principalmente em Jaraguá e Guaramirim. Mas, tem alguns recuando. A empolgação inicial, parece, está arrefecendo. É preciso avaliar bem o passo a ser dado. Teve mudanças na legislação. Vamos aguardar o período para verificar a nova composição partidária nas Câmaras. Talvez – e é bem provável – que não seja aquilo imaginado.

 

CASA NOVA – A Câmara de Vereadores de Guaramirim está de casa nova, muito bem estruturada e com um belo plenário para as sessões. O Município comprou por R$ 3,7 milhões. É um investimento justo para a qualidade do patrimônio. Afinal, é um bem público que a comunidade também poderá usar. Guaramirim está dando uma surra em Jaraguá em termos de sede legislativa. Está mais do que na hora de a principal cidade da microrregião ter uma sede própria condigna com a sua grandeza.

 

 

CASA NOVA 1 – A propósito, também a Prefeitura precisa de instalações condignas. Está instalada dentro de uma antiga fábrica, que mais parece um labirinto e com vários puxadinhos. Tem terreno para construir uma bela estrutura, com andares para estacionamento inclusive. Vai sair caro? Vai. Mas, é um investimento para décadas. Parece que já se falou em projeto, que pode ser simples, mas funcional. Está aí uma boa pauta para o próximo prefeito, sem medo de críticas dos bocas abertas de plantão.

 

Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br

 

AGORA VAI – A presidente do PODEMOS, Emanuela Christian Wolff (Manu) vai, finalmente, disputar uma eleição. O partido decidiu na terça-feira lançá-la candidata a prefeita e já tem, também, uma relação praticamente completa de nomes à Câmara Municipal. Ela sempre ocupou cargos importantes na Prefeitura e tem experiência pública. Se realmente concorrerá são outros quinhentos, mas o nome foi lançado. Se não der para prefeita, pelo menos a vereadora, com boas chances de vencer.

 

flav

COMO FICA – Pelo andar da carruagem, além de Manu, o prefeito Jair Franzner deve ir à reeleição e o empresário Edson Junckes também. É o que se apresenta neste momento em Jaraguá. Mas, poderá haver mudanças. Em política, tudo é possível. As convenções vão acontecer de 20 de julho a 5 de agosto. Junckes, bolsonarista de quatro costados está confiante na vitória e já profetizou que vai assinar o livro de termo de posse no dia 1º de janeiro, como prefeito de Jaraguá.

 

Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br

 

CANDIDATOS – Guaramirim já tem vários pré-candidatos a prefeito. O primeiro que lançou (registrado no JDV) foi o prefeito Osvaldo Devigili. Marcelo Deretti, atual secretário de Saúde também, e o MDB, com o vereador Nilson Bylaardt. O PL tem uma lista maior formada por Adriano Zimmermann, Reinaldo Richter, Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff e Dênis Luiz Lunelli. Também o ex-vereador Sandro Adriano Antonius está no páreo. E Marcos Treis. O caldeirão político já começa a ferver.

 

Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br

 

CANDIDATOS 1 – Na última eleição municipal Schroeder exagerou e saiu com seis candidatos a prefeito, um recorde. Para este ano, pelo menos cinco nomes são apontados. O Lauro Tomczak, atual prefeito como candidato natural, o ex-prefeito Osvaldo Jurck, Jair Bridaroli que já disputou alguns pleitos, Valmor Pianezzer e, como novidade (por enquanto) o médico Rafael Teixeira. É possível que saia algum vereador como candidato ao executivo. A conferir.

 

APOIADORES – Os deputados Antídio Lunelli e Vicente Caropreso vão abraçar a candidatura de Jair Franzner? A informação saiu na imprensa estadual e repercutida pelas redes sociais por Lunelli. Foi ele quem pariu (politicamente) Jair Franzner e não se espera outra coisa dele a não ser apoio amplo, geral e irrestrito. No MDB existe alguns ranger de dentes contra Franzner porque tem opiniões próprias e não se deixa mandar. Isso incomoda.

 

E AS MULHERES? – Por enquanto, apenas duas mulheres na relação de pré-candidaturas a prefeito, na região. Em Jaraguá a Manu Wolff e, em Guaramirim, a Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff, atual diretora do Cedup. De Corupá poderá surgir a Eliane Müller, que fez uma votação considerável em 2020, preocupando Tamanini, na época.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline  

Por

Jornalista a 47 anos escrevendo a história de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, com credibilidade.

Notícias relacionadas

x