MUDANÇAS – Iniciada em 7 de março, a janela partidária de 2024 terminou na sexta-feira (5). Ao longo de 30 dias, vereadoras e vereadores puderam trocar de partido sem perder o mandato. Em Jaraguá do Sul ocorreram as mudanças mais significativas. Três partidos deixaram de ter representação na Câmara com a migração para outras siglas. Do PP, Anderson Kassner e Nina Camello foram para o MDB e PL, respectivamente. Ademar Winter, do PSDB para o MDB e, Jonathan Reinke, do Podemos para o União Brasil.
MUDANÇAS 1 – O MDB foi quem mais ganhou. Tinha três vereadores e agora tem cinco, ou seja, 45% da composição da Câmara até o final desta legislatura. As lideranças falam em eleger de cinco a seis vereadores em outubro, por conta da legislação que favorece os grandes partidos. Tudo vai depender do desempenho dos candidatos dos partidos concorrentes. Na disputa ninguém quer perder e os partidos precisam de vereadores eleitos para a sua própria sobrevivência e ter base de negociação de cargos no futuro governo.
OS TIMES – Terminou o prazo de filiação partidária para quem quiser concorrer a prefeito, vice e ou vereador. Já é possível ter uma ideia dos nomes que vão disputar as 11 vagas da Câmara, no caso de Jaraguá. Um deles é Pedro Garcia, veterano em mandatos pelo MDB, que está filiado no PL. Pedro nunca se conformou com a sua baixa votação em 2020, afirmando que foi prejudicado pelo sistema. Outro ex-vereador, Marcelindo Carlos Gruner, deixou o PTB e está no PSDB. Também Ronaldo de Souza, o Magal, deixou o PSD e foi para o PL.
OS TIMES 1 – O Podemos perdeu grande parte do time que iria disputar a Câmara de Vereadores. Praticamente todos os principais nomes foram buscar abrigo em outros partidos para disputar diante das indefinições da executiva, incluindo seu único vereador. Com o grupo enfraquecido, não se sabe aonde estará o Podemos nessas eleições. A pré-candidata a prefeita, Emanuela Wolff, não anunciou desistência. A sigla segue no governo municipal e o principal nome é o do chefe de Gabinete, João Antônio Berti.
DE SAÍDA – A suplente de vereadora, Natália Petry, desincompatibilizou-se do cargo de secretária de Cultura, Esporte e Lazer na sexta-feira, para disputar uma cadeira na Câmara. O seu substituto é o professor José Marcos Ranucci, o Marquinhos, que já havia ocupado essa cadeira em 2020. Na secretaria de Desenvolvimento Social, no lugar de Terres da Silva (União Brasil), que vai disputar a Câmara, assumiu Bianca Schwartz Uber, que era a diretora de Turismo. Na Saúde, Alceu Moretti deve deixar também o cargo.
DE SAÍDA 1 – No caso do Alceu, ele precisa se afastar até quatro meses antes porque vai disputar um cargo executivo, no caso, prefeito de Corupá, o que não é o caso de Natália e Terres que se desincompatibilizaram seis meses antes da data do pleito para concorrer a vereador. Na região, em Massaranduba, o vereador Ilmar Saplinski deixou o PSD e foi para o União Brasil. Em princípio será o vice na chapa do advogado Pier Gustavo Berri, do PL. E em Guaramirim, o vereador Zico deixou o União Brasil e foi ao MDB.
ENCONTRÃO – O MDB realizou na sexta-feira à noite, na Associação de Moradores da Vila Lalau, uma grande mobilização com as presenças dos deputados Carlos Chiodini e Antídio Lunelli, presidentes estadual e municipal do partido e, do prefeito Jair Franzner.
Mais de 200 fichas de filiações foram abonadas pelos dirigentes. Os vereadores filiados que vieram de outros partidos também estavam presentes. Foi um encontro que serviu para reacender a militância que está empolgada com as perspectivas de vitória nas urnas.
CENTRAL DENGUE – Uma medida para lá de importante começa a ser posta em prática nesta terça-feira (9) em Jaraguá do Sul: a Central de Atendimento Dengue. A medida tornou-se necessária pelo aumento de casos prováveis de dengue, o que colocou as autoridades da saúde em alerta. O local de atendimento é o estande oficial de tiro olímpico, um espaço amplo e arejado que atenderá, em princípio, das 7h às 22h, de domingo a domingo. Ontem a área estava sendo preparada para atendimentos.
CENTRAL DENGUE 1 – Não existe vacina ou medicamento específico contra a dengue. Então, a melhor maneira é a prevenção. Medidas simples como a verificação constante de recipientes que possam acumular água é fundamental. O uso de repelente deve fazer parte da rotina de todos. O inseto é perigoso e pode levar a óbito. No final de semana foi registrada a primeira vítima. Não dá para vacilar. O caminho é a prevenção.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Fênix ganha, de virada, no tempo normal e leva a decisão para as penalidades; nas…
Comunidade busca vários serviços de saúde no Partage Days. Além disso, foram aplicadas 601 doses…
Campanha de vacinação contra gripe para grupos prioritários começa no dia 7. A meta é…
Mais seis mil lâmpadas de LED serão instaladas neste ano em Jaraguá. Essa iniciativa reflete…
40 anos de falecimento do Padre Antônio Echelmeyer, SCJ. Seus restos mortais repousam na Igreja…
Empréstimos garantem ampliação da rede de esgoto e prevenção a desastres. A operação terá garantia…
This website uses cookies.