Jornalista a 47 anos escrevendo a história de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, com credibilidade.
Flávio José – Reviravolta
Flávio José: coluna de política, variedades e assuntos relevantes de toda a região do Vale do Itapocu
26/03/2024
Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br
BARRAGEM – Mais uma vez a questão da barragem no rio Itapocu, em Guaramirim, volta à cena. Uma nova mobilização está sendo feita envolvendo lideranças políticas, o Instituto do Meio Ambiente de SC (IMA) e a promotoria do meio ambiente. Ao longo das décadas, foram dezenas de manifestações para buscar uma solução, uma vez que se trata de uma questão ambiental e econômica. A barragem foi projetada pelo engenheiro e ex-governador Colombo Salles e construída na década de 1970 pelo DNOCS, órgão federal que foi extinto.
BARRAGEM 1 – Busca-se, mais uma vez, um novo estudo técnico para a retirada da barragem, que impede a piracema, que é a subida dos peixes para desova nas nascentes, mas também interfere na drenagem urbana de Guaramirim, à montante. A nova mobilização busca uma opção, considerando que dali é bombeada água para a irrigação dos arrozais, cujos produtores não podem ser prejudicados em sua parte econômica. E tem também o aspecto turístico do local, sempre mal aproveitado, sujo e com aspecto de abandono.
Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br
NO JOGO – O ex-vereador e advogado Pier Gustavo Berri, do PL de Massaranduba, está no jogo e quer disputar novamente a Prefeitura, como em 2020, quando fez 1.316 votos (12,83% dos votos válidos) e ficou em terceiro lugar. Para ele, o momento impõe a necessidade de renovação dos rumos políticos da cidade e quer aproveitar o alinhamento partidário com o governo estadual e deputados do PL, como um canal como busca de recursos ao município. O PL integra grupo que se estrutura, como oposição, para enfrentar chapa provável do PP/MDB.
ESCOLAS – O deputado Vicente Caropreso apresentou, e o plenário da Alesc aprovou, indicação solicitando urgência no processo para que as escolas estaduais Felipe Manke, em Massaranduba, e São José, em Guaramirim, sejam reformadas e ampliadas. O documento será remetido à Secretaria de Estado da Educação. Conforme o deputado, a etapa de execução de projetos já foi concluída, cabendo agora a contração das obras pelo governo estadual. Aliás, são várias escolas da rede estadual que necessitam de intervenções na parte física.
ESCOLAS 1- O deputado Antídio Lunelli pediu reforma e ampliação da histórica Escola Euclides da Cunha, em Nereu Ramos, e a construção de uma nova unidade no bairro, pelo crescimento no entorno. E o que dizer da Escola Julius Karsten, do bairro Rau, com mais de 1,7 mil alunos, boa parte ocupando dependências da Católica de SC? O Estado tem se preocupado com a universidade gratuita, o que é excelente, mas não pode se esquecer das escolas que são da sua responsabilidade com relação à estrutura física e de pessoal.
Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br
NOVO PREFEITO – O vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Loacir Campregher, do PP, que vai ficar no cargo até julho, assume no dia 28 de março, quinta-feira, como prefeito interino de Corupá, pelo período de 30 dias. O prefeito Cláudio Finta transmitirá o cargo, no gabinete, às 14h. Na região, além de Corupá, também Jaraguá do Sul, Massaranduba, Guaramirim e Schroeder não têm vice-prefeitos com a renúncia dos titulares e os presidentes das Câmaras são os primeiros a assumir em caso de afastamento.
DIA HISTÓRICO – Hoje, 26 de março, Jaraguá do Sul completa 90 anos como município. A sua emancipação de Joinville deu-se nesta data, em 1934, mas a instalação do município deu-se no dia 8 de abril, com o intendente José Bauer assumindo como prefeito. A data será marcada com um ato às 19h, no Pequeno Teatro da Scar, com homenagem a 12 primeiras famílias de língua alemã que contribuíram no início da colonização. É um dia de festa, mas sem festa, porque é lembrado sempre a data da fundação, em 25 de julho.
DIA HISTÓRICO 1 – A homenagem a famílias de língua alemã dá-se por conta do bicentenário da imigração alemã no Brasil. A propósito, ao longo da sua história, o município teve 30 prefeitos, sendo 19 deles de origem alemã, cinco de origem italiana, três de origem portuguesa, dois de origem pomerana e um de origem espanhola. Nesta edição, o professor e historiador Ademir Pfiffer publica um artigo no JDV contando a jornada de emancipação, cultura e progresso. É para quem quiser conhecer um pouco da história do município.
Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br
COLHEITA FARTA – O MDB de Guaramirim fez uma colheita farta de filiações no ato realizado no dia 22, sexta-feira. Foram 23 filiações no dia e mais cinco no sábado. Entre eles os vereador Ezequiel de Souza e Maria Rosana Franz (suplente), ex-vereadores Ernestão e Lino Venturi, empresário Evaristo Caviquioli, Ildecir Morsch (o mais bem votado do PL em 2020) e os líderes comunitários Volmir Góes e Nélson Baader.
O deputado Antídio e o presidente do MDB, Nilson Bylaardt, abonaram as fichas de filiações. Sem dúvidas, são reforços de peso para a campanha.
REVIRAVOLTA? – Em política tudo é possível, inclusive filiações até 6 de abril, último prazo para quem quiser se candidatar. Existem especulações de que Dênis Lunelli poderia transferir o título para Jaraguá e ser o vice de Jair Franzner. Isso é real. Embora o comprometimento com o PL de Guaramirim, conversas neste sentido estão acontecendo para que repense a decisão. Isso atenderia o propósito do governador Jorginho Mello de fortalecer os laços MDB e PL, e vice-versa. Então, não estranhem se isso acontecer. A conversa é em nível de gente graúda.
Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br
DE COCHEIRA– Levantamento com base nos dados divulgados pelo TSE revela que somente 45 cidades entre as 5.568 que realizaram eleições municipais em 2020 têm maior número de mulheres na composição das Câmaras de Vereadores, não chegando a 10% das cidades. Em Santa Catarina, apenas Ipirá tem cinco dos nove vereadores e Águas Frias com quatro são mulheres. É muito pouco. Será que nesta eleição será diferente?
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Dia 16 de novembro de 2024 – Energia do dia é 8
Dia 16 de novembro de 2024 – Energia do dia é 8 O dia 8 é um dia em que sentirá o fluxo de energia motriz que lhe dá o poder de concluir as tarefas que iniciou. A energia deste dia é principalmente focada nos negócios, revelações inesperadas podem surgir….