Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br
NOVO ENDEREÇO – O deputado federal Carlos Chiodini agora é, politicamente, itajaiense. Na sexta-feira (8), com grande festa no principal clube da cidade, assinou a sua filiação no MDB local e foi lançado como pré-candidato a prefeito, para substituir o também emedebista Volnei Morastoni, que o apoia. Ele é o presidente estadual do partido. Itajaí teve de “importar” de Jaraguá um nome para que o MDB tenha chance de continuar no comando do município mais rico de Santa Catarina.
NOVO ENDEREÇO 1 – O assunto era tratado desde o ano passado e foi confirmado. Carlos é experiente e um bom articulador político e tem chances de vencer, segundo opinião de dirigentes partidários. Resta saber como o eleitor itajaiense vai receber um “estrangeiro” disputando a prefeitura. Se disputasse em Jaraguá, as suas chances de vencer seriam muito pequenas porque em todas as eleições que disputou para deputado, recebeu sempre menos de 20 mil votos na cidade.
LUNELLI – O empresário Dênis Lunelli é o sonho de boa parte dos guaramirenses para prefeito. Ele está relacionado, inclusive, como pré-candidato do PL, junto com mais três nomes, mas, parece, não é o que quer. No final de semana circulou informação de que poderia ser o vice de Jair Franzner. Daria MDB e PL, costura que está sendo feita na maior parte dos municípios. Pode acontecer? Fica a interrogação. Até a definição dos nomes, em 5 de agosto, muita água vai correr pelo rio Itapocu.
LUNELLI 1 – Enquanto isso, seu irmão, o ex-prefeito e deputado Antídio Lunelli, segue ascendente na liderança do MDB no Estado. Apesar da “pernada” que levou de partidários quando pretendia sair candidato a governador, fez uma baita votação para a Assembleia Legislativa e está deputado. Ele sonha voos mais altos. De repente, na próxima eleição, para o governo do Estado. Vice de Jorginho Mello? Essa hipótese abriria caminho para ser o candidato natural e isso pode ocorrer.
MUDANÇAS – O empresário e vereador Ilmar Saplinski, de Massaranduba, deixou o PSD, aproveitando o período da janela partidária que segue até 5 de abril e filiou-se no União Brasil. É pré-candidato a prefeito, com conversas já acontecendo com outros partidos, como PL e PSDB, para coligação na majoritária. Sílvio Mainka e Moacir Kasmirski, também estão na lista do União Brasil. Isso é só para constar, porque Ilmar será o escolhido. Odenir Deretti (PP) deve ir à reeleição, presume-se.
MUDANÇAS 1 – Em Guaramirim, é certa a ida do vereador Ezequiel de Souza, eleito pelo DEM e agora no União Brasil, para o MDB. Quem também deve ir para o partido de Nílson Byllardt é a suplente de vereadora Maria Rosana Zermiani Franz, do PSD. A data de filiação já está escolhida: 22 de março. Tanto Zico quanto Rosana, que eram da base do governo municipal foram “rifados” e vão para o MDB, onde sairão candidatos. Zico queria ir para o PL, mas, parece, não deu certo.
ARTICULAÇÕES – Alceu Gilmar Moretti, secretário de Saúde em Jaraguá do Sul, pode ser o candidato a prefeito pelo MDB, em Corupá, onde sempre residiu e foi vereador. Com apoio de Tamanini. As conversas já começaram, com a intermediação do deputado Lunelli. É o sonho de Alceu ser prefeito da sua cidade. Se vier a disputar, terá adversários fortes pela frente. Eliane Müller (PP) é uma delas. Em 2020, fez 3.547 votos (39,51%), contra 4.754 (52,96%) atribuídos a Tamanini, o vencedor.
ARTICULAÇÕES 1 – Eliane recebeu convite para se filiar no PL, inclusive esteve conversando com o governador Jorginho. O partido é presidido em Corupá por César Rabock, secretário municipal de saúde. Na Capital da Banana, são hipoteticamente pré-candidatos, também, Bernadete Hillbrecht (PSD), Juliano Millnitz (União Brasil, a caminho do PL), Loacir Campregher (PP), Alceu Moretti (MDB) e Felipe Rodrigues (PSDB). Ana Paula Schulze, candidata em 2020 pelo Avante, é outro nome na lista.
JANELA ABERTA – As mudanças partidárias de vereadores vão até 5 de abril. O momento é de avaliação para salvaguardar possibilidades de reeleição. Em Jaraguá, a primeira saída é de Ademar Winter, que voltou ao MDB, deixando o PSDB. O PP (Partido Progressista) deve perder o vereador Anderson, que em princípio iria para o União Brasil. A vereadora Nina Camello não concorrerá à reeleição. Também a Níura não vai concorrer. Licenciou-se do PP.
SÓ PALAVRAS – Na semana passada, o superintendente do Dnit em SC, Alysson Rodrigo de Andrade esteve em Jaraguá do Sul, na reunião da regional Norte da Facisc para tratar sobre a BR-280. Muito pouco acrescentou, ao que já se sabe. E ontem (11), em Guaramirim, o secretário Jerry Comper, da Infraestrutura e Mobilidade de SC, vistoriou a duplicação do trecho estadualizado da BR-280, que estão a passos de tartaruga, mas com promessa de agilidade.
SÓ PALAVRAS 1 – Embora haja previsões de datas de entregas de algumas obras de arte, o que se percebe é uma lentidão nos trabalhos. O Estado diz que os pagamentos estão em dia. Então porque não fazem uma cobrança mais forte na empreiteira contratada? Os esforços deveriam ser focados na ponte da divisa, onde fica o gargalo do trânsito. Agora não somente nos horários de pico, mas em outros também. Haja paciência.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!
Palmeiras leva susto, mas bate Sporting Cristal em estreia; Inter arranca empate com o Bahia
Crematório Catarinense comunica
Competição foi disputada no último fim de semana em Canoas, no Rio Grande do Sul
Crematório Catarinense comunica
A partida acontece nesta sexta-feira (4), na Arena; ingressos à venda
This website uses cookies.