Colunas

Flávio José – Antídio acaba com PSDB e PP na Câmara de Vereadores

Flávio José: coluna de política, variedades e assuntos relevantes de toda a região do Vale do Itapocu

21/03/2024

Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br

 

 

PARLAMENTO ABERTO – Nesta quinta-feira (21), já no outono brasileiro, será lançado em nível estadual, em Jaraguá do Sul, o projeto “Parlamento Aberto: Inovação e Colaboração nas Câmaras de Vereadores Catarinenses” que tem por escopo, entre outros, contribuir para o aperfeiçoamento das iniciativas às boas prática nos legislativos municipais, em ambientes colaborativos.

 

 

Esta iniciativa é uma realização da Escola da Alesc, Udesc, Politeia, CGE e A4D, sendo financiada pela Fapesc e contando com o apoio local da Avevi e Amvali. É uma nova metodologia que busca a excelência da gestão pública. Começa às 16h, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul e aberto aos interessados.

 

 

MANDABRASA – O MDB está passando o rolo compressor na Câmara de Jaraguá do Sul. Já levou os vereadores Ademar Winter e Anderson Kassner (ex-PSDB e ex-PP) e pode levar um terceiro, Jonathan Reinke (Podemos), fechando a atual legislatura com seis vereadores, maioria absoluta. Se confirmada a ida de Reinke, o PSDB, PP e Podemos ficarão sem representação na Câmara. Eles estão aproveitando a janela eleitoral, que vai até 5 de abril, para a troca de partido, sem perder o mandato.

 

flávio

MANDABRASA – O presidente do partido, deputado Antídio Lunelli, diz que a finalidade é reeleger Jair Franzner e fazer de cinco a seis cadeiras na Câmara, em outubro. Ele observa que as mudanças em relação aos cálculos da sobra eleitoral favorecem as grandes siglas e esse pode ser um fator importante para o MDB no município, onde conta com apoio expressivo do eleitorado. Por isso a busca de lideranças com votos para reforçar o time. Dos 12 candidatos, quatro, obrigatoriamente, serão mulheres.

 

 

Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br

 

DEBANDADA – Haverá sim uma debandada de integrantes do grupo raiz do PL em Guaramirim. Uma reunião esta semana definiu que o caminho político a ser percorrido, pela maioria, será o MDB. Quem sabe alguns já assinem filiação nesta sexta-feira (22), no encontro municipal, onde está confirmada a ida do vereador Ezequiel de Souza e da suplente Maria Rosana, que deixam o União Brasil e o PSD. O encontro será no salão da igreja luterana, a partir das 19h30min, aberto a qualquer interessado.

 

 

SERÃO ELES – Adriano Marcel Zimmermann e Dênis Luiz Lunelli farão parte da chapa majoritária para prefeito e vice de Guaramirim. O acerto foi na terça à noite, com as bênçãos do governador Jorginho Mello e dos deputados do PL na região. Uma chapa forte que deve fazer com que outros partidos acelerem a composição, ou coligação. Adriano é filho e neto dos ex-prefeitos Lauro e Antônio Carlos Zimmermann (este falecido em fevereiro), portanto, vem de uma linhagem política conhecida.

 

flávio

SERÃO ELES 1 – O PL de Guaramirim tinha quatro pré-candidatos, mas nos bastidores já se cogitava de que Adriano Zimmermann poderia ser o nome a prefeito, seguindo o caminho do avô e do pai. A ideia inicial era Dênis e Cristiana. E sobre Dênis Lunelli, ele confirmou à coluna, esta semana, que segue firme no grupo de Guaramirim e que não vai para Jaraguá. Está junto no projeto de renovação da gestão pública, dando a retaguarda e seguindo o planejamento quando da formação da nova executiva.

 

Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br

 

DESDENHANDO – A notícia, divulgada pelo JDV, foi desdenhada por alguns políticos de outros partidos, não acreditando que a chapa, neste formato, vá às urnas em outubro, principalmente com Dênis, porque o irmão (Antídio) não vai deixar. É muita imaginação. De fato, até o período final das convenções, em 5 de agosto, muita coisa pode (e vai) mudar. Isso é apenas o começo. Depois de fechada a janela para troca de partido de vereadores, começa um novo ciclo de conversações. Sempre foi assim.

 

Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br

 

COMPULSÓRIA – Jaraguá do Sul iniciou medidas voltadas à manutenção da ordem pública, com ações dirigidas aos moradores em situação de rua e usuários de drogas em locais públicos. Um projeto de lei dá entrada na Câmara nesta quinta-feira, para internação compulsória de moradores de rua e sanções administrativas para quem usa drogas ilícitas em áreas públicas. Tudo amparado em lei e com envolvimento de instituições, além da Prefeitura. É uma iniciativa aguardada pela comunidade.

 

flávio

COMPULSÓRIA 1 – A iniciativa vai acompanhar e amparar essas pessoas, dando tratamento e qualificação profissional, além de orientações. A ajuda será oferecida, o serviço de abordagem social estará mais ativo, para trazer mais segurança e evitar a importunação dos transeuntes. A internação compulsória está amparada em lei federal. Levantamento da Secretaria de Assistência Social mostra a existência de 37 pessoas em situação de rua. Dez delas com familiares em Jaraguá do Sul.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Jornalista a 47 anos escrevendo a história de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, com credibilidade.

Notícias relacionadas

x