Esportes

Flag Football: Atleta de Jaraguá do Sul é convocada para a Seleção Brasileira

Após lesão grave no tornozelo, Bruna Quost deu a volta por cima e representará o Brasil

22/01/2025

Flag Football: Atleta de Jaraguá do Sul é convocada para a Seleção Brasileira

Foto: Arquivo Pessoal

 

Nesta terça-feira (21), a presidente e jogadora do Sirius de Jaraguá do Sul, Bruna Luíza Martini Quost, foi convocada para a Seleção Brasileira de Flag Football Feminino. Ela atuou pelo clube jaraguaense em torneios estaduais e nacionais, conquistando o vice-campeonato regional e a oitava colocação no brasileiro.

 

Chamada pela técnica principal Ana Luiza Cazarin e todos os seus auxiliares, a Bruna Quost foi escolhida juntamente com outras 20 atletas que formarão o elenco de 2025 na modalidade para as competições do Brasil Onças, nome dado a Seleção Feminina da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA).

 

Sendo assim, o foco da equipe brasileira neste ano é o campeonato intercontinental que acontecerá no mês de setembro, para iniciar o ciclo olímpico no Panamá, na América Central. Aliás, o flag football estará pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028 e o Brasil buscará a tão sonhada vaga.

 

A superação

“No último jogo do ano de 2023, Bruna Quost sofreu uma lesão muito grave, a maioria das atletas não se recuperam, ela rompeu três ligamentos do tornozelo”, comentou Rodrigo Creado, coordenador defensivo da equipe de Jaraguá do Sul.

 

“Ela foi atrás de dinheiro, fez rifa, fez vaquinha e conseguiu pagar uma cirurgia para poder voltar a jogar. Bruna conseguiu em maio de 2024 retornar aos gramados, representou nosso time, fez uma baita campanha e agora foi convocada”, destacou.

 

Como jogar

O flag football é uma modalidade de futebol americano sem contato físico intenso, onde os jogadores não fazem o movimento característico do futebol americano tradicional. Em vez de derrubar um jogador com a bola, o objetivo é capturar uma das fitas (flags) que o jogador adversário carrega na cintura.

 

Quando a flag é retirada, o jogador é considerado derrubado e a jogada termina ali. A principal diferença do flag football para o futebol americano é a ausência de contato direto, o que torna o jogo mais seguro e acessível para pessoas de diferentes idades e níveis de habilidade. Então, o jogo tem regras semelhantes.

 

Saiba mais além do flag football: Futsal: Jaraguá vence a segunda partida no Torneio de Verão

Futsal: Jaraguá vence a segunda partida no Torneio de Verão de Indaial

Foto: Jaraguá/Divulgação

Futsal: Jaraguá inicia venda do sócio torcedor em 2025

Foto: Jaraguá/Divulgação

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x