Especial

Finados: sábado é dia de relembrar a memória dos entes queridos falecidos

Finados. Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como (para os católicos) rezar pela alma deles

01/11/2024

No dia 2 de novembro, na maior parte dos países ocidentais, ocorre um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, isto é, o Dia de Finados. Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como (para os católicos) rezar pela alma deles.

 

De acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no purgatório passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige.

 

Finados

Nesse contexto, o Dia de Finados era conhecido na Idade Média como “Dia de todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos” (comemorado no dia 1º de novembro).

 

“Desde a época do cristianismo primitivo, que se desenvolveu sob as ruínas do Império Romano, que os cristãos rezavam por seus mortos, em especial pelos mártires, onde estes eram frequentemente enterrados: nas catacumbas subterrâneas da cidade de Roma”.

 

O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido paulatinamente na liturgia da Igreja Católica.

 

O Dia de Finados, ou Dia dos Mortos, se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já faleceram. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que finou, findou, acabou ou morreu. No Brasil o Dia de Finados faz parte de um costume católico e consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores.

 

As pessoas também acendem velas por suas almas e rezam por eles no cemitério ou em templos religiosos.

 

 

Comunidades católicas celebram missas de recordação e de esperança

 

Esse costume está muito enraizado na região, vindo com os colonizadores e imigrantges. As paróquias católicas programam missas, recordando daqueles que partiram e deixaram uma marca eterna no coração e mente de todos. É um dia de oração, de lembrança, de esperança, gratidão e fé.

 

Várias missas estão programadas. A Paróquia São Judas Tadeu (Água Verde) em Jaraguá, fará celebrações nos cemitérios do Chico de Paulo e Rau às 8h e no Cemitério da Vila Lenzi às 9h30 e 16h. Se chover, as missas serão na Matriz São Judas às 9h30 e 16h, nas capelas Santa Clara e Santa Cecília às 8h.

 

Nas igrejas matrizes São Sebastião (Centro) e São Cristovão (Amizades), as missas acontecem às 8h. Na Matriz Nossa Senhora das Graças (Barra do Rio Cerro), missas às 8h e 19h. Também às 8h na Santíssima Trindade, 10h na Santo Estevão, 10h na São Pedro, 15h30 na Sagrada Família e 17h30min na Comunidade Imaculada Conceição.

 

Na Matriz Senhor Bom Jesus (Guaramirim/Centro), missa às 8h e também na Capela S. José e, às 15h, na Imaculada Conceição. Na Santos Anjos da Guarda (Avaí), 8h e 17h30 na igreja matriz e às 10h, na Imaculado Coração de Maria (Poço Grande).

 

Quer saber as notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x