Jaraguá do Sul

Fiesc apresenta a Escola Sesi de Referência

Fiesc apresenta a Escola Sesi de Referência. Construção inicia em janeiro. O diferencial é a metodologia aplicada

20/12/2024

Fiesc apresenta a Escola Sesi de Referência – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), apresentou ontem (19), a Escola Sesi de Referência em Jaraguá do Sul, durante um café que reuniu o presidente Mário Cezar de Aguiar, o diretor regional do Senai, Fabrizio Machado Pereira, o vice-presidente Vale do Itapocu, Célio Bayer, o prefeito Jair Franzner e empresários.

 

foto JDV/Flávio José Brugnago

A estrutura de 7.808 m2, com quatro pisos, será construída onde se localizava o Centro de Atividades do Sesi. As obras devem iniciar em janeiro, pela Construtora Stein, investimento total de R$ 54 milhões, considerando também o mobiliário, laboratórios e equipamentos. O público-alvo é dependentes do trabalhador na indústria, mediante comprovação do vínculo do industriário. Oitenta e dois por cento das 1,2 mil vagas será voltada para esse público.

 

 

A Escola Sesi é a maior rede privada de ensino no Brasil. Para o presidente da Fiesc, ao ampliar o acesso à educação básica de qualidade, a Federação investe na qualificação das pessoas, o que é essencial para atender às demandas crescentes da indústria.

 

“Temos o compromisso de preparar as futuras gerações para os desafios de um mercado em constante transformação. Por isso, formar profissionais capacitados é garantir a competitividade das empresas e contribuir para o desenvolvimento econômico e social”, frisa Aguiar.

 

Fiesc apresenta a Escola Sesi de Referência

foto JDV/Flávio José Brugnago

 

Para Aguiar, o desafio de modernizar o sistema de ensino é desafiador e a mudança já começou. A Escola Sesi vai oferecer desde o fundamental 1 até o ensino médio. A proposta é alcançar em Santa Catarina 500 mil alunos até 2035.

 

O diferencial é a metodologia aplicada. A previsão é de que em junho de 2026 a obra seja entregue e as aulas iniciadas no local em 2027. Serão 32 salas de aula com 80 m2 cada, biblioteca, espaço maker, oito laboratórios incluindo informática, uma cozinha experimental auditório e outras dependências.

 

foto JDV/Flávio José Brugnago

O prefeito Jair Franzner disse que o novo estabelecimento vai preparar melhor os estudantes de Jaraguá do Sul para os desafios do futuro. “Já temos parceria com a Fiesc, por meio do Sesi e Senai, como a Escola Integral, robótica e programação. A Escola Sesi Referência vai ampliar essa gama em busca da excelência, dando oportunidade aos nossos jovens de qualificação e ensino de qualidade”.

 

Fiesc apresenta a Escola Sesi de Referência

foto JDV/Flávio José Brugnago

 

 

Propostas pedagógicas estão alinhadas ao BNCC e movimento STEAM

 

A Escola Sesi de Referência é a maior rede privada de educação básica nacional e oferece proposta pedagógica alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alinhadas ao movimento STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. “Além disso, inspira os estudantes a se tornarem protagonistas das suas histórias, a realizarem seus próprios sonhos, por isso, estamos formando realizadores”, destaca Pereira.

 

foto JDV/Flávio José Brugnago

Além de salas de aulas colaborativas e laboratórios com impressora 3D, cortadora a laser, kits de robótica Lego, chromebooks individuais e diversas outras tecnologias, as escolas do Sesi oferecem programa bilíngue e têm se tornado referência no ensino da matemática. Outro destaque é a preparação dos estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Fiesc apresenta a Escola Sesi de Referência

foto JDV/Flávio José Brugnago

 

 

A metodologia Sesi de ensino chega também à rede pública por meio de parcerias estabelecidas com as prefeituras. A entidade tem apoiado o Poder Executivo dos municípios na ampliação da oferta educacional, contribuindo para despertar nos estudantes o interesse por carreiras mais tecnológicas e pelas engenharias.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x