Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.
Festa do “pavarui pavarelli” é realizada nesta sexta-feira no 2º Braço, em Massaranduba
Pavarui pavarelli – Um acontecimento singular na região alta de Massaranduba, simples, bonito que fortalece a religiosidade e a cultura italiana, antiga tradição trazida pelos imigrantes italianos que vieram para o Vale do Rio Luiz Alves, será revivido nesta sexta-feira, 5 de janeiro, no 2º Braço do Norte. É…
05/01/2024
Pavarui pavarelli – Um acontecimento singular na região alta de Massaranduba, simples, bonito que fortalece a religiosidade e a cultura italiana, antiga tradição trazida pelos imigrantes italianos que vieram para o Vale do Rio Luiz Alves, será revivido nesta sexta-feira, 5 de janeiro, no 2º Braço do Norte.
É o “pavarui pavarelli”, expressão que é bradada durante a procissão das tochas (sfrazel) feitas com lenha ou taquara, organizada pela comunidade da centenária capela Nossa Senhora da Saúde, sendo ao final depositadas na fogueira, ao lado do cemitério, com as bênçãos do sacerdote celebrante. Começa por volta das 19h30min, quando começa o anoitecer.
Em seguida, por volta das 19h30min será celebrada a missa, com representação dos Reis Magos e da Sagrada Família. Conta a tradição que a procissão das tochas é para iluminar o caminho dos Reis Magos para visitar o Menino Jesus, Maria e José.
E também saudar o novo ano. Não existe um significado literal do “pavarui pavarelli”, mas no 2º Braço a tradição foi resgatada há alguns anos e tem se mantido, sempre na véspera da Epifania.
É um evento da tradição religiosa trazida das montanhas de Belluno, onde ainda hoje é realizado, mas de um modo um pouco diferente em razão de que, neste período, é de muita neve. Lá são feitas pequenas fogueiras sobre a neve, onde o bordão “pavarui” também é ecoada sob temperaturas negativas. Na Itália é inverno.
O “pavarui pavarelli” é aberto a todos os interessados em participar, ou conhecer como funciona. A procissão das tochas começa ao anoitecer, por volta das 19h. As tochas são queimadas na fogueira, com as benções do padre, missa e depois venda de pasteis no salão da capela.
É um evento cultural-religioso envolvente e aberto. É uma tradição preservada há mais de um século no 2º Braço do Norte.
Leia também>>>> Capela Nossa Senhora Aparecida, de Luiz Alves, realiza neste dia 5 o “pavarui pavarelli”
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Kasmirski completa as indicações do primeiro escalão de governo
O prefeito eleito de Massaranduba, Moacir Kasmirski, completou a equipe do primeiro escalão de governo com a qual vai dividir os trabalhos da gestão. Para a Secretaria de Assistência Social, a indicada é a psicóloga Estela Laíz Nones Laffin, servidora pública municipal há 13 anos. Para a Secretaria de Administração…