Cultura

Femusc vai lançar marca comemorativa do seu vigésimo ano de realização

Femusc completa em 2025, vinte anos de realização. A organização do evento programou para o dia 22 de outubro, na Scar, o lançamento da marca comemorativa

11/10/2024

O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) completa em 2025, vinte anos de realização. A organização do evento programou para o dia 22 de outubro, na Scar, o lançamento da marca comemorativa. A evento acontecerá entre os dias 12 e 25 de janeiro, com 350 participantes escolhidos entre as 1.084 inscrições finalizadas.

Foram recebidas inicialmente 1.699 inscrições, sendo 321 inscrições para violino, 99 para clarinete, 124 para violoncelo, 35 para quartetos de cordas, 88 para regência orquestral, 90 para soprano/ópera, e 18 para bateria e 61 para canto popular.

 

Femusc

 

O Festival de Música de Santa Catarina surgiu com o objetivo de popularizar e democratizar o acesso à música clássica no Brasil. Um dos fundadores do Femusc, Alex Klein, conta que foi um contato do ex-governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, que possibilitou a criação do Festival em Jaraguá do Sul.

O conceito festival-escola vem do fato de ser um festival focado na formação de musicistas, sem teor competitivo. Reúne músicos profissionais e estudantes, que dividem a sala de aula em formações específicas para instrumentos musicais, regência, bandas e outras combinações, e compartilham o palco em grandes apresentações abertas ao público, com entrada livre.

O JDV acompanhou o surgimento do Femusc e testemunhou conversa do governador Luiz Henrique, no Grande Teatro da Scar, com o prefeito Moacir Bertoldi, sobre o contato feito pelo maestro Alex Klein, sugerindo o festival para Santa Catarina.

O governador peioôs que Jaraguá do Sul assumisse por possuir uma grande estrutura – a Scar -, e todas as condições de acolher o evento. Os entendimentos prosperaram e o resultado é visto anualmente e sempre com grande sucesso.

 

 

Quer saber das notícias  primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x