Femusc abre inscrições para três programas a crianças e jovens
Femusc abre inscrições para três programas a crianças e jovens: dedicados ao ensino musical “não-profissionalizante”
15/11/2024
O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) anunciou a abertura de 190 vagas para crianças e jovens interessados em participar das aulas de música da programação. Reservaram 80 vagas para o Femusckinho, 80 para o Femusc Jovem e 30 vagas para o Femusc Jaraguá. Considerado o maior festival-escola da América Latina, o evento acontece de 12 a 25 de janeiro, em Jaraguá do Sul. As inscrições já estão abertas e os interessados devem se cadastrar pelo site www.femusc.com.br
Oferecem o Femusckinho, Femusc Jovem e Femusc Jaraguá para residentes de Jaraguá do Sul e região.” Os três programas se dedicam a ensinar música de forma ‘não-profissionalizante’, ou seja, não têm como objetivo o fomento e apoio a futuros músicos profissionais, como ocorre nos outros programas do Femusc.
Para crianças de 6 a 12 anos, o Femusckinho oferece uma programação intensa de aulas e oficinas para estimular o aprendizado musical e a criatividade. Durante a programação, apresentam às crianças instrumentos como flauta doce, violino, viola, violoncelo e contrabaixo, além de canto coral, musicalização e percussão corporal.
Os participantes são divididos em dois grupos. Os menores, de 6 a 8 anos, aprendem flauta doce e musicalização. Os de 9 a 12 anos podem escolher um dos instrumentos de corda. Todas as turmas participam de oficinas de canto coral.
O Femusc Jovem, aberto aos interessados de 12 a 17 anos, oferece classes de instrumentos orquestrais e percussão corporal. Nessa programação, incorporam a Orquestra Filarmônica do Femusc Jovem, uma orquestra sinfônica juvenil que reúne os talentos musicais mais promissores da região.
O Femusc Jaraguá atende os jovens que, mesmo tendo optado por uma carreira não musical, têm interesse pelas aulas oferecidas pelo evento. A partir dos 17 anos, os interessados podem se inscrever para essa atividade que envolve classes instrumentais e participação nas obras sinfônicas das Orquestras Acadêmicas “Ricardo Feldens” e “Adélia Fischer”, do Femusc.
“O objetivo com o Femusc Jaraguá é valorizar os músicos amadores da cidade, que gostam de tocar seus instrumentos, querem aprender a tocá-los melhor e participar de orquestras”, explica o maestro Alex Klein, idealizador do festival e seu diretor artístico.
Quer saber as notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Jaraguá do Sul se ilumina com o espírito natalino
Jaraguá do Sul mergulhou completamente no clima mágico do Natal. Assim, a noite de terça-feira (19) foi marcada por um dos eventos mais aguardados pela comunidade: o tradicional acendimento das luzes natalinas. Esse momento especial, que ocorreu juntamente com a chegada encantadora do Papai Noel na Praça Ângelo Piazera, não…