Jaraguá do Sul

Estudantes da rede pública começam a ter aulas de programação

A ideia do curso surgiu por conta das demandas de ensino que a Prefeitura já vinha realizando ao longo dos anos.

25/04/2023

As aulas de programação Edutech estão fazendo sucesso entre os alunos do 6° ao 9° ano da rede municipal de ensino. O curso começou no dia 12 de abril, na Católica SC. São oito aulas – de três horas cada -, no contraturno escolar, para um grupo de 25 alunos. Na escola, os alunos se inscrevem para participar do projeto e, cumprindo com os critérios, passam a participar das aulas, com acompanhamento de dois professores e auxiliares de sala. Todos ganham transporte, lanche e almoço, pois fazem a aula de programação no contraturno escolar.

Na manhã de quarta-feira (19), por exemplo, as turmas das Escolas Ricieri Marcatto (Rio Cerro II) e Helmuth Duwe (Rio da Luz) tiveram sua segunda aula de programação Scratch, a linguagem de programação visual utilizada nas aulas. O professor é o engenheiro de software Eduardo Paterno, que naquela data introduziu aos alunos os conceitos de “variável” e “constante”. 

“Aprender programação desenvolve o raciocínio lógico nos alunos, faz com que pensem mais e não apenas recebam tudo pronto (do mundo digital). Com certeza é um grande diferencial aprender programação, não só para o mercado de trabalho, mas para a vida”, enfatiza o professor.

 

A primeira do Brasil – Com o objetivo de inserir os alunos da rede municipal na cultura digital e de linguagem de programação, a Prefeitura/Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul lançou no dia 4 de abril, no Centro de Inovação Novale Hub, em parceria com a Católica SC, a Escola de Programação da rede municipal de Jaraguá do Sul. Alunos do 6º ao 9º ano vão conhecer as metodologias empregadas nas áreas tecnológicas para resolução de problemas e terão acesso às diferentes linguagens de programação e à lógica de programação. Tudo isso conectado às exigências do mercado de trabalho que esses adolescentes e jovens vão encontrar.

Esse é o primeiro curso de programação do Brasil a ser ofertado gratuitamente, na rede pública, e reforça o posicionamento da cidade como uma referência em inovação e educação. Os alunos vão aprender lógica, pensamento computacional, e adquirir conhecimento para desenvolver programas utilizando a plataforma Scratch. 

A ideia do curso surgiu por conta das demandas de ensino que a Prefeitura já vinha realizando ao longo dos anos. Em 2020, já se tinha a ideia de desenvolver esse programa, todavia, com a pandemia do Covid-19, precisou ser postergado.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x